Skip to content

DNE Blog

Mapa-Múndi: continentes, países e oceanos

Mapa mundi

O mapa do mundo ou mapa-múndi é uma representação cartográfica de nosso planeta que possibilita ver a área territorial e suas divisões por inteiro.

No Mapa-mundi, temos a representação da Terra com todos os seus continentes e oceanos. Podemos ver as principais cidades do mundo e os principais países. Além disso, o Mapa-mundi mostra os limites das zonas climáticas e as principais rotas marítimas e aéreas em alguns casos.

Vale ressaltar que o planeta Terra não é uma “bola” perfeita, os polos (norte e sul) são levemente achatados e temos diversas oscilações de terreno.

mapa-mundi: mapa do mundo, fonte IBGE
mapa-mundi: mapa do mundo, fonte IBGE

Linhas Imaginárias

As linhas imaginárias do mapa-mundí facilitam encontrar as coordenadas geográficas do globo terrestre e dividem os continentes. Confira as principais linhas imaginárias:

Linhas imaginaria do mapa mundi - trópico de câncer, linha do equador, círculo ártico,  trópico de capricórnio e círculo polar antártico
Linhas imaginaria do mapa mundi – trópico de câncer, linha do equador, círculo ártico, trópico de capricórnio e círculo polar antártico
  • Linha do Equador: A Linha do Equador é um meridiano geográfico que divide a Terra em dois hemisférios, o Norte e o Sul. Ele é o ponto de interseção do plano da Terra com o plano do eixo de rotação.
  • Trópico de Câncer: demarca o globo de maneira horizontal e está localizado abaixo do circulo polar ártico. Ele também delimita as zonas equatorial e subequatorial norte.
  • Trópico de Capricórnio: Está localizada abaixo da linha do Equador, delimita a zona tropical sul
  • Círculo Polar Ártico: localizado no extremo norte do planeta (polo norte), vale ressaltar que os países que estão acima dessa linha apresentam clima polar. Um fato curioso é que além de limitar o sul, a zona frígida do norte é o local onde a noite no inverto e o dia no verão podem durar (ou até mesmo ultrapassar) as 24 horas.
  • Círculo Polar Antártico: linha imaginária que passa pelo extremo sul do mundo (polo sul) no continente da Antártida. Ali, não há presença de habitantes.

Continentes do Mundo

mapa-mundi continentes do mundo

O planeta Terra possui seis continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania.

Ásia

É o continente mais populoso do mundo, com mais de 4,5 bilhões de habitantes. É também o continente mais extenso, com mais de 44 milhões de quilômetros quadrados. A mesma abriga algumas das maiores cidades do mundo, como Cingapura, Hong Kong e Seul. Também é o lar de algumas das civilizações mais antigas do mundo, como a chinesa e a japonesa.

  • População: 4,561 bilhões (2018)
  • Tamanho territorial: 44.580.000 km²
  • Países: 50 (De acordo com Wikipedia e Toda Materia)

América

É um continente que compreende diversas nações, desde grandes potências como os Estados Unidos e o Brasil, até pequenos países como Belize e Suriname. É o segundo maior continente do mundo, com uma área de 42.5 milhões de quilômetros quadrados.

  • População: 1,002 bilhão (2016)
  • Tamanho Territórial: 42.550.000 km²
  • Países: 36 países (De acordo com brasilescola.uol.com.br)

África

A África é o terceiro maior continente do mundo, com uma área de 30,3 milhões de quilômetros quadrados. Ele está localizado no hemisfério norte, tem um clima predominantemente tropical. A população da África é estimada em mais de 1,2 bilhões de pessoas. O continente africano é o mais pobre do mundo, com cerca de 34% da população vivendo abaixo da linha da pobreza de acordo com a ONU.

População: 1,216 bilhão (2016)
Tamanho Territórial: 30.370.000 km²
Países: 36 (De acordo com brasilescola.uol.com.br)

Antártida (Antártica)

A Antártida é o continente mais gelado do mundo, fazendo em média -25ºC a -45ºC e no inverno, podem chegar a -89,2 ºC. Muito conhecida por filmes e desenhos que retratam a faúna local, como os pinguins-imperadores.

pinguins-imperadores
pinguins-imperadores
  • População: 4 mil pessoas durante o verão e 800 pessoas durante o inverno (Fonte: mundoeducacao.uol.com.br)
  • Tamanho Territórial: 13.660.000 km²
  • Países: A Antártica é uma zona politicamente neutra e não pertence a nenhum país e não possúi países em seu território.

Europa

A Europa é um continente muito conhecido por ter colonizado diversos locais como as Americas, agregando suas culturas e tradições a muitos países, por exemplo, no Brasil, o principal país a colonizar nossos territórios, foi Portugal, deixando como legado a língua portuguesa. Além disso é o segundo menor continente do mundo tendo 10.5km² de território.

  • População: 746,4 milhões (2018)
  • Tamanho Territórial: 10.530.000 km²
  • Países: 50

Oceania

Oceania ou Oceânia é um continente composto por vários grupos de ilhas do oceano Pacífico. No geral tem um clima tropical, é o menor continente do mundo. Vale ressaltar que o continente é muito conhecido por ser uma das regiões com mais marsupiais do mundo.

População: 43,941,822 milhões de habitantes (2022)
Tamanho Territórial: 8.526.000 km²
Países: 24

Oceanos do Mundo

Mapa-múndi - oceanos do mundo
Fonte: Brasil Escola

Os Oceanos são grandes extensões de terrotório repletos de água salgada que cercam os continentes. Além do local, eles se diferenciam por: PH, salinidade e profundidade o que acaba impactando também na biodiversidade marinha (fauna e flora).

Mapa Mundi

Os Cinco oceanos que fazem parte do mapa-múndi são:

  • Oceano Pacífico – O maior oceano do planeta Terra, com 180 milhões de km² de área superficial, cobre quase um terço da superfície do planeta.
  • Oceano Atlântico – O segundo maior oceano em extensão 106 milhões de km².
  • Oceano Índico – A terceira maior divisão oceânica do mundo com 70 milhões de km².
  • Oceano Glacial Antártico – O oceano Austral tem 20 mlhões de km² de extensão e está localizado no Polo sul.
  • Oceano Glacial Ártico – O menor dos Oceanos, com 14. milhões de km² de extensão, o Oceano ártico está localizado no polo norte, famoso por ser um local muito frio e com diversas histórias populares nos livros e cinemas. Também é o Oceano mais gelado do mundo.

Bônus – Ranking dos países

Se você gostou do conteúdo até agora, aposto que irá amar o bônus que separamos para o final.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem em seu site uma ferramenta de consultas, onde você pode checar os dados mais recentes de todos países catalogados no instituto, e validar o ranking desses países com os tópicos e filtros.

Não para por ai, existem muitos outros filtros e dados diferentes que é possível de consultar. Na tabela abaixo mostram alguns exemplos desses dados:

EconomiaIndicadores sociaisMeio AmbienteRedesSaúde
PopulaçãoGêneroTaxa de mortalidadeTaxa de natalidadeRanking mundial
Crescimento populacionalPeríodo (ano)Tamanho territorialMoedaIdioma

Basta entrar no site do IBGE e selecionar o país que você deseja consultar essas informações.

Exemplo:

Mapa - Consulta no IBGE meio ambiente

Confira – Normas ABNT / Carteira de estudante digital

Dúvida frequentes sobre mapa-múndi

Mapa-Múndi político

O mapa-múndi político pode ser consultado diretamente no site do IBGE, separamos uma sessão “bónus” em nosso conteúdo explicando um pouco sobre.

Mapa-Múndi países:

Existem 193 países reconhecidos internacionalmente pela ONU. Dívidos em 5 continentes: África, América, Ásia, Europa e Oceania. A Antárdida não está inclusa, pois ela não possui países e é considerada um território neutro.