Skip to content

DNE Blog

Documento do Estudante – desbloqueio

estudante-na-biblioteca

O Documento do Estudante é obrigatório para a compra da meia-entrada estudantil. O processo de solicitação é muito prático e em 10 dias (em média) você recebe o seu documento em casa. Nesse momento você precisa apenas fazer o desbloqueio do seu Documento do Estudante. Vamos te ensinar a desbloquear o seu e também a solicitar o DNE.

Como desbloquear o Documento do Estudante?

A primeira coisa que você deve fazer é verificar o e-mail que você utilizou para se cadastrar. Isso porque é com esse e-mail que você deve acessar o site para acompanhar a solicitação, para acompanhar a entrega e inclusive para fazer o desbloqueio. Se você está tendo alguma dificuldade em acessar o site com o seu e-mail pode estar acontecendo algum erro de digitação no e-mail que você está tentando utilizar, ou ainda, ter mais de um cadastro seu com e-mails diferentes.

Após verificar o e-mail utilizado no cadastro, siga os seguintes passos:

  1. Faça o login no site utilizando e-mail e senha cadastrados;
  2. Na tela “Detalhes da Solicitação”, procure a opção “Desbloquear Documento” ao lado direito da tela;
  3. Selecione o código que for igual ao Código de Uso que está na faixa amarela do seu Documento, logo abaixo de seus dados;
  4. Agora, clique no botão [Desbloquear] e pronto.
  • Na hora de digitar o código de uso tome cuidado para não confundir a letra ‘O’ com o número ‘0′.

Consulta ao Documento do Estudante para validar sua autenticidade

No caso de produtoras de eventos, há um validador oficial exclusivo.  Eles podem integrar seus sistemas de vendas online diretamente com o banco de dados de consulta pública, isso torna o processo de vendas mais ágil e automático. 

O site Meia-Entrada possui um validador que, depois de inserido código de uso do seu documento do estudante e data de nascimento do aluno, procura no banco de dados o cadastro do aluno e sua informações. Esse sistema também pode ser usado pelas promotoras de eventos a fim de checar a autenticidade da carteira. Além do site você também pode baixar o aplicativo Meia-Entrada e com ele, fazer a leitura do QR-Code contida em seu documento do estudante.

O que faz o Documento do Estudante ser original?

Elementos visuais e técnicos presentes no documento são essenciais para validá-lo. Quanto aos parâmetros tecnológicos, nosso documento atende aos critérios do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Conforme o parágrafo 2º do Art. 1º da Lei 12.933/13 cabe unicamente ao ITI  padronizar a CIE para a devida aplicação da certificação digital ICP-Brasil. Essa certificação digital pode ser acessada pelo QR-Code presente no seu documento. Garanta o seu documento do estudante agora mesmo!