Skip to content

DNE Blog

Passe Livre Consulta

estudante-com-notebook

Pelo site da SPTrans você pode fazer a consulta do seu passe livre e verificar o status da sua solicitação. Saiba se você tem direito ao passe livre e se seu benefício será liberado!

Se você estuda em alguma instituição de ensino da rede pública municipal, estadual ou federal seu passe livre está garantido.

Mas atenção, para tanto você precisa estar matriculado em: ensino fundamental ou ensino médio ou ensino técnico e profissionalizante.

Estes alunos têm o direito automático ao passe livre estudantil assim que a instituição de ensino a que ele pertence, manda o dados dele para que o bilhete único possa ser emitido. 

Estudantes de ensino superior (mestrado, doutorado, especialização) e tecnológicos, por outro lado, podem ser contemplados com a gratuidade se apresentarem um autodeclaração de “Baixa Renda”. 

Para tanto, o estudante deve ter e comprovar que sua família possui renda per capta inferior a 1,5 salário mínimo. Além disso, o aluno deve possuir o número do CadÚnico e, como já explicado anteriormente, ter presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.

O bilhete escolar também pode ter passe livre estudantil para estudantes que participam de algum dos Programas Governamentais:

  •  PROUNI, FIES, Escola da Família e Cotas Sociais. 

Estes alunos também possuem direito automático ao passe livre estudantil, porque já estão inseridos em um programa de bolsa financiamento e o governo já sabe que esse estudante é elegível para o benefício da gratuidade.

 Além destes, estudantes do Projovem Urbano, ministrado em instituições de ensino da rede pública municipal também estão incluídos para receber o benefício.

Algumas outras postagens que podem ser muito úteis para você!

Quantas cotas você terá direito

A quantidade de cotas a que você tem direito é calculada baseada na estrutura do seu curso. Dessa forma, estudantes matriculados em cursos que possuem estrutura diferente daquela adotada pelos cursos regulares (anual ou semestral), como é o caso de alguns cursos técnicos e profissionalizantes; cursos realizados à distância, aqueles com freqüência flexível, cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado, entre outros, podem ter a cota fracionada em virtude dessa estrutura, ou por diversos outros fatores.

Saiba mais sobre a documentação necessária e como solicitar o seu passe livre lendo a matéria: Passe Livre – Solicite o seu! Já para solicitar ou renovar seu bilhete acesse: Bilhete único estudante.