Skip to content

DNE Blog

Passe Livre CPTM

mulher-no-onibus

O Passe Livre da CPTM é o mesmo usado para ônibus e metrô e as cotas para CPTM estão junto das de metrô. Isso porque na hora de carregar as cotas para o seu bilhete é necessário inserir o cartão uma primeira vez para carregar cotas para ônibus, e uma segunda vez para carregar cotas para o sistema trilho (Metrô e CPTM)

Até 2017 o passe livre era concedido automaticamente assim que os estudantes se autodeclaravam baixa renda. Porém a partir do início de 2018 a prefeitura de SP exigiu a apresentação do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.

E para conseguir o cadastro no CadÚnico o estudante deve realizar uma entrevista com uma assistente social do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência e levar consigo os seguintes documentos, próprios e das pessoas que moram com ele, a fim de certificar a baixa renda

  • CPF ou o Título de Eleitor originais.
  • RG, CPF, Carteira profissional, Título de eleitor, Certidão de nascimento OU certidão de casamento;
  • Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam;
  • Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).

Após a entrevista, o CRAS fornecerá o NIS (Número de identificação social), que o estudante deverá inserir em seu cadastro junto à SPTrans. Por último deve pagar um taxa de R$ 30 para liberação da cota.

Algumas outras postagens que podem ser muito úteis para você!

Quem tem direito ao Passe Livre na CPTM

No caso do Sistema sobre Trilho (Metrô/CPTM) é necessário ainda estar matriculado em curso localizado na região Metropolitana de São Paulo ou em municípios atendidos pela CPTM.

A gratuidade garante aos estudantes cotas duplas com direito a 2 viagens de 2 horas cada com até 04 embarques por viagem, e até 02 embarques/dia no sistema trilho (Metrô e CPTM), e devem ser adquiridas do primeiro até o último dia do mês a que se referem, e utilizadas até o dia cinco do mês subsequente.

Como pedir Passe Livre

O cadastro para o passe livre deve ser feito diretamente no site da SPTrans, porém a solicitação do Bilhete Único Estudantil deve ser feito antes. Solicitando o bilhete único pelo site você tem mais comodidade de aguardar o seu bilhete único chegar em sua residência! Siga os seguintes passos:

  • cadastre-se no site Bilhete Único Estudante
  • informe à sua Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
  • aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
  • depois da Unidade de Ensino enviar seus dados você poderá efetuar o pagamento do bilhete único.
  • Após seu pagamento ser aprovado basta fazer o upload dos documentos solicitados: RG, CNH, Passaporte ou RNE e ainda 1 foto recente de rosto (pode ser uma selfie bem estilosa? Pode, desde que não tenha boné, cabelo ou óculos de sol cobrindo o rosto).
  • Agora é só aguardar o seu bilhete único chegar no conforto do seu lar!

Tire absolutamente todas as suas dúvidas lendo o artigo: Passe Livre – tenha o seu benefício!