Skip to content

DNE Blog

Passe Livre e Vale Transporte no mesmo bilhete

estudante-sorrindo

O bilhete único estudante prevê ter os benefícios Passe Livre e o Vale Transporte Estudante no mesmo bilhete. Isso porque o objetivo é facilitar a vida do estudante e ter todos os benefícios em um só cartão.

Semelhantemente, o bilhete único é multifuncional pois além de servir para o transporte público de São Paulo e de sua região metropolitana, também é o Documento Nacional do Estudante. Esse documento assegura que o estudante tenha direito à meia-entrada em todo o território nacional para eventos artísticos-culturais e de esporte.

Neste bilhete podem ser carregadas as cotas de ½ passagem ou de gratuidade, Vale Transporte Estudante, cotas de tempo do tipo Comum (mensal e diária), e os créditos eletrônicos em dinheiro dos tipos Comum e Estudante.

Porém na hora de utilizar esses créditos há uma ordem pré-estabelecida para efetuar os descontos na catraca. Dessa forma você deve estar atento à ordem em que ocorrem os descontos:

Ordem de descontos no bilhete único

1º Vale Transporte  2º Estudante (1/2 passagem ou gratuidade); 3º Comum (Tempo/Dinheiro) 

No caso de não constar saldo em nenhuma das carteiras (VT, Estudante ou Comum) o usuário deve pagar a tarifa integral em dinheiro para o cobrador e não poderá usufruir de nenhum benefício concedido pelo uso do Bilhete Único.

No caso do estudante ser beneficiário do Vale Transporte Estudante e também da Gratuidade (Passe Livre) pode solicitar o complemento da cota de gratuidade. Para tanto, caso seja esse o seu caso você deve enviar um email com as informações abaixo para [email protected]

  • Dados do Estudante: Nome completo, RG (com dígito e estado emissor), CPF e Data de Nascimento; 
  • Endereço residencial com CEP; 
  • Nome e endereço da escola; 
  • CNPJ e endereço completo da empresa onde você trabalha; 
  •  Trajeto detalhado (percurso de ida e volta entre a residência, instituição de ensino, e ao local de trabalho, constando linhas de Ônibus/Metrô/CPTM utilizadas). 

Algumas outras matérias que podem ser úteis para você:

Saiba como você pode fazer o cadastro para ter o seu Bilhete Único
Confira as formas de pagamento do seu Bilhete único – inclusive por boleto!
Bilhete Único Universitário – solicite o seu!
Como funciona o Bilhete Único Estudante
Passe Livre e Vale Transporte no mesmo bilhete – como alterar a distribuição das cotas

Caso seja constatada a necessidade, a SPTrans irá alterar a distribuição do seu Passe Livre no bilhete único por dias. Assim, sua cota a ser usada nos trilhos, será alterada de 24 dias x 2 viagens (ida e volta) para 12 dias x 4 viagens (2 idas e 2 voltas) para uso na 2ª quinzena do mês, após acabar os créditos de Vale Transporte.

Tenha mais informações sobre o Bilhete Único Estudante lendo o artigo completo sobre o tema.