Skip to content

DNE Blog

Passe Livre Estudantil – saiba se você tem direito

crianças-estudando

Os estudantes elegíveis ao passe livre estudantil devem, antes de mais nada solicitar a emissão do Bilhete Único Estudantil ou Bilhete Único Universitário. Essa e mais informações te daremos nesta matéria!

O benefício da gratuidade pode ser concedido aos seguintes estudantes:

  • Aqueles de instituições de ensino pública: estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizantes têm direito automático pela simples presença no cadastro enviado pela instituição de ensino; 
  • Já estudantes de ensino superior e tecnológicos têm direito ao passe livre estudantil mediante autodeclaração de “Baixa Renda” com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional, número do CadÚnico, e da presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.

 

  • Aqueles de instituições de ensino privadas: estudantes de curso superior participantes dos Programas Governamentais: PROUNI, FIES, Escola da Família e Cotas Sociais têm direito automático presença no cadastro enviado pela instituição de ensino contendo a informação de que estão enquadrados nos programas de bolsa financiamento previstos; 
  • estudantes de curso superior (não participantes de Programas Governamentais), técnico e tecnólogo podem ter o passe livre estudantil mediante autodeclaração de “Baixa Renda” com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional, número do CadÚnico, e da presença no cadastro enviado pela instituição de ensino. 
  • Estudantes do PROJOVEM URBANO, ministrado em instituições de ensino da rede pública municipal têm direito à gratuidade automática. 

Requisitos para usar o Passe Livre Estudantil

A fim de poder usar o passe livre alguns você deve estar atendo a alguns requisitos gerais:

  • possuir o Bilhete Único Estudantil emitido a partir de 2014, 
  • possuir matrícula ativa no sistema da SPTrans, 
  • morar distante mais de 1 quilômetro da instituição de ensino, 
  • haver ligação de transporte coletivo urbano (Ônibus, Metrô, CPTM). No percurso entre a residência e a instituição de ensino do aluno, 
  • não ser beneficiário de gratuidade no sistema de transporte coletivo em outras categorias (por exemplo, deficiente, idoso, TEG, Vai-e-Volta entre outros). 

Para ter direito ao benefício para o Sistema Ônibus; é ainda necessário estar matriculado em um curso localizado dentro dos limites do município de São Paulo

Algumas outras postagens que podem ser muito úteis para você!

Como solicitar o Bilhete Único Estudante para ter Passe Escolar

  • cadastre-se no site Bilhete Único Estudante
  • informe à sua Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
  • aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
  • depois da Unidade de Ensino enviar seus dados você poderá efetuar o pagamento do bilhete único.
  • Após seu pagamento ser aprovado basta fazer o upload dos documentos solicitados: RG, CNH, Passaporte ou RNE e ainda 1 foto recente de rosto (pode ser uma selfie bem estilosa? Pode, desde que não tenha boné, cabelo ou óculos de sol cobrindo o rosto).
  • Agora é só aguardar o seu bilhete único chegar no conforto do seu lar!

Quem tem direito a passe livre em ônibus

Além dos estudantes, também tem direito ao passe livre nos ônibus idosos com 60 anos ou mais. Para isso podem ou solicitar um Bilhete Único Especial Idoso – enviando cópia do RG ou CNH, CPF, comprovante de residência atual, foto 3X4 recente e algum número de telefone para contato. Ou ele pode simplesmente apresentar um documento com foto quando for desembarcar – porém nesse caso, o idoso não poderá passar pela catraca. Também podem ter passe livre crianças, gestantes e pessoas com deficiência. Saiba mais sobre o documento exigido para cada beneficiado e quem mais tem direito ao passe livre!

Tire absolutamente todas as suas dúvidas lendo o artigo: Passe Livre – tenha o seu benefício!

 

Rio Card Escolar

Gratuidade no transporte publico para estudantes do ensino fundamental, médio, técnico ou superior, tendo direito a duas passagens diárias nos ônibus com apresentação do Rio Card. Idosos com mais de 65 anos, tem acesso gratuito ao transporte coletivo, apresentando documento com foto.

Riocard Universitario

Garante a gratuidade no transporte publico para estudantes do ensino superior, seja universidade, faculdade ou pós graduando, mestrado, doutorado etc. Tendo direito a duas passagens diárias nos ônibus com apresentação do Riocard.

Passe Livre Estudantil Goiânia

Para garantir o passe livre estudantil em Goiania deverá realizar o cadastro presencial, realizado na sala de atendimento do (Passe Livre – Urban), localizado na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, na Secretaria Municipal de Integração Social.

Lembrando que o passe livre é válido para transporte, caso queira pagar a meia entrada, deverá solicitar a carteira de estudante DNE.