Skip to content

DNE Blog

Passe Livre Formulário

moça-ouvindo-musica-no-trem

Para solicitar o Passe Livre é necessário preencher um formulário diretamente no site da SPTrans. Esse benefício é essencial para o estudante paulistano, porém, para requisitar o passe livre, é necessário alguns passos e também atender a algumas condições.

Quantas cotas você tem direito

Estudantes matriculados em cursos que possuem estrutura diferente daquela adotada pelos cursos regulares (anual ou semestral) tem menos cotas. Como é o caso de alguns cursos técnicos e profissionalizantes; cursos realizados à distância, aqueles com freqüência flexível, cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado, entre outros, podem ter a cota fracionada em virtude dessa estrutura, ou por diversos outros fatores.Dessa forma, a quantidade mensal de cotas a que você tem direito é calculada baseada na estrutura do seu curso. 

Algumas outras postagens que podem ser muito úteis para você!

Como carregar cotas do Passe Livre

Para carregar as cotas de gratuidade você deve inserir o cartão escolar duas vezes no equipamento de recarga (aquele usado para recarga de vale-transporte). A primeira serve para carregar as cotas de gratuidade ônibus e outra para carregar as cotas de gratuidade trilho. 

A gratuidade constitui-se em cotas de créditos para viagens da sua residência até a sua instituição de ensino e vice e versa. Assim, você recebe a quantidade de créditos de viagens a que tem direito, para usar nos ônibus e nos trilhos.

Os equipamentos de recarga estão disponíveis em estações do Metrô, nos Postos de Venda e Atendimento e Terminais de ônibus da SPTrans, pontos da Rede Complementar composta por padarias, bares, farmácias e diversos estabelecimentos comerciais distribuídos pela Cidade. 

Como solicitar o seu Bilhete Único Estudantil

Para requisitar o benefício do Passe Livre é necessário ter o bilhete único do estudante. Siga os passos e solicite o seu documento!

  • Antes de tudo entre em contato com sua instituição de ensino e informe que você quer usar os seus benefícios de estudante através do Bilhete Único Estudante da SPTrans 
  • A instituição irá enviar os seus dados para a SPTrans (dados como; nome completo, endereço de residência, telefone, curso, entre outros)
  • Você pode ir conferindo com a sua instituição se os dados já foram enviados. Muito provavelmente essa informação poderá ser conferida junto a secretaria ou no portal online da sua instituição.
  • Após seus dados estarem com a SPTrans, acesse sptrans.documentodoestudante.com.br
  • No site clique em ‘Solicite Agora’
  • Caso seja sua primeira vez emitindo o Bilhete Único Estudante pelo site do DNE clique em “Cadastrar”
  • Ou em “Já sou cadastrado” caso você já tenha feito o cadastro e esteja querendo acompanhar o andamento da sua solicitação.
  • Ai é só preencher com seus dados o formulário de cadastro; ou seja, informar: nome, e-mail, celular, CPF e RG.
  • Já com essas informações o site vai verificar se a sua instituição de ensino já enviou os dados para a SPTrans.
  • Em caso de sucesso  suas informações aparecerão na tela para você conferir se estão corretas e prosseguir – se tiver alguma coisa errada você pode alterar nesse momento.
  • Tudo certo? Então escolha a forma de pagamento do seu bilhete único. Se você escolher pagar por cartão de crédito a aprovação do pagamento será imediata. Já se você preferir pagar por boleto ele pode demorar até 5 dias úteis para ser compensado;
  • Após isso informe o endereço onde você quer receber o seu bilhete
  • Depois faça o carregamento de uma foto – de frente em um fundo branco – pode ser uma selfie bem estilosa? Pode, desde que não tenha boné, cabelo ou óculos de sol cobrindo o rosto.
  • Também faça o carregamento de uma foto do seu documento de identificação – caso seja RG precisaremos de uma foto da frente e do verso; já se você usar passaporte ou CNH basta enviar foto da frente.
  • O próximo passo é de verificação da sua conta. Iremos te enviar por SMS ou por e-mail – você que escolhe! Seja por e-mail e seja por SMS te enviaremos um código de  4 dígitos para que você digite no site.
  • Agora é só aguardar a confirmação dos seus dados. Qualquer alteração você receberá um e-mail informando sobre cada etapa da sua solicitação.
  • Caso tenha algum erro em seus dados aparecerá “Conferência Reprovada” e mais informações sobre o erro para que você possa corrigir.
  • Nenhum erro identificado? Então aparecerá “Em Produção”, em seguida, “Em Transporte” onde você poderá acompanhar o rastreio da transportadora. Por fim aparecerá “Entregue”
  • Quando você receber em casa ainda precisará desbloquear o seu Bilhete Único Estudante. Mas é muito fácil, acesse sua conta no site e clique em “Desbloquear Documento”.
  • Para desbloquear basta informar o código de uso presente no seu documento – aquele código que fica em baixo no cartão e ao lado do QR code.
  • Atenção: ao desbloquear o seu Bilhete Único do Estudante, todos os seus bilhetes anteriores serão cancelados e qualquer saldo que havia em outro cartão será automaticamente transferido para o novo bilhete em até 24h. Após isso basta encostar seu bilhete em um terminal de recarga para restituição do seu saldo.

Saiba mais sobre a documentação necessária e como solicitar o seu passe livre lendo a matéria: Passe Livre – Solicite o seu!