Bilhete Único Estudante 2

Passe Livre SPTrans

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O passe livre é um benefício essencial para o estudante paulistano! Isso porque ele permite que o aluno tenha condições de frequentar a escola e suas atividades diariamente. Porém há alguns requisitos que o estudante deve cumprir, vamos te explicar certinho quais são eles e como tudo funciona!

A primeira condição para ter o passe livre estudantil é o aluno estudar em alguma instituição de ensino da rede pública municipal, estadual ou federal. 

E sendo eles dos níveis educacionais: 

  • ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e profissionalizante.

Assim, estes alunos têm o direito automático ao passe livre assim que a instituição de ensino a que ele pertence, manda o dados dele para que o bilhete único possa ser emitido. 

Esse passo é importante pois além de o estudante comprar sua matrícula na instituição, a própria instituição deve enviar à empresa de transportes um arquivo com dados do aluno, como endereço, matrícula e documentos para atestar com certeza que esse indivíduo é estudante.

Estudantes de ensino superior e passe livre

Você deve estar se perguntando como ficam os estudantes de ensino superior e tecnológicos. Eles são contemplados pelo benefício mediante uma autodeclaração de “Baixa Renda”, possuindo dessa forma, renda per capta inferior a 1,5 salário mínimo. Também devem possuir o número do CadÚnico e presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.

Mas se você atende aos requisitos mas ainda não se cadastrou para obter o número do CadÚnico não se apavore! Você pode preencher sua “Declaração de Baixa Renda”. Seu benefício será liberado por prazo determinado, mas saiba que para mantê-lo é necessário obter o número do CadÚnico. Caso contrário, a SPTrans suspenderá a concessão do benefício até que a situação seja regularizada. 

Estudantes que participam dos Programas Governamentais PROUNI, FIES, Escola da Família e Cotas Sociais. Possuem direito automático ao passe livre pois estão inseridos em um programa de bolsa financiamento. Estudantes do Projovem Urbano, ministrado em instituições de ensino da rede pública municipal também estão incluídos para receber o benefício.

Algumas outras postagens que podem ser muito úteis para você!

Passe livre Ônibus

Para poder usar o passe livre alguns você deve estar atendo a alguns requisitos gerais:

  • Possuir o Bilhete Único Estudantil emitido a partir de 2014;
  • Possuir matrícula ativa no sistema da SPTrans;
  • Morar distante mais de 1 quilômetro da instituição de ensino;
  • Haver ligação de transporte coletivo urbano (Ônibus, Metrô, CPTM). No percurso entre a residência e a instituição de ensino do aluno;
  • Não ser beneficiário de gratuidade no sistema de transporte coletivo em outras categorias. (Por exemplo, deficiente, idoso, TEG, Vai-e-Volta entre outros). 

Para ter direito ao benefício para o Sistema Ônibus é ainda necessário estar matriculado em um curso localizado dentro dos limites do município de São Paulo

Passe Livre CPTM

No caso do Sistema sobre Trilho (Metrô/CPTM) é necessário ainda estar matriculado em curso localizado na região Metropolitana de São Paulo ou em municípios atendidos pela CPTM.

Tire absolutamente todas as suas dúvidas lendo o artigo: Passe Livre – tenha o seu benefício!  E se você ainda não possui seu bilhete faça agora mesmo o seu em: Bilhete Único Estudante Online

 

Write A Comment