Skip to content

DNE Blog

Quer estudar nos EUA? Veja as dúvidas mais comuns.

Uma estudante sentada no pátio da universidade, mexendo no seu notebook, durante um intercâmbio nos Estados Unidos.

Você está pensando em estudar nos EUA? Bom, imagino que você ainda esteja pesquisando sobre o sistema educacional americano, cultura, habilidades de estudo, estilos de comunicação e networking profissional. Mas você já pensou em como se preparar para as diferenças entre suas normas e o que vai vivenciar nos Estados Unidos?

Você pode pensar: “Bem, eu já assisti todos os episódios de Friends, gosto de comer fast food e viajei para os Estados Unidos há muitos anos. Acho que estou preparado!

Infelizmente esse pensamento não é o melhor a ser seguido, já que o primeiro ano nos EUA é fundamental para os estudantes internacionais. Se você não estiver pronto para as diferenças acadêmicas e culturais, você pode passar por dificuldades significativas, bem como perda de tempo, dinheiro e qualidade de vida.

Então, como você pode evitar todo esse estresse? É nesse ponto que a Study in the USA e a Joov se juntaram para te ajudar a se preparar com antecedência para a cultura, sistema educacional americano e acesso a saúde para quando você for estudar nos EUA. 

Veja nesse material que montamos e aprenda com experiências reais de outros alunos para te ajudar a se ajustar mais rápido em um novo país e ter sucesso em sua nova instituição.

Estudar nos EUA: Tudo o que você precisa saber

Durante o primeiro ano de estudo nos Estados Unidos será o mais estimulante para a maioria dos estudantes internacionais. Afinal, você não apenas vai para outro país passar um período de férias, você vai para viver viver e abraçar uma nova cultura e seu povo.

Estudar nos EUA é possível! 

Baixe a Revista Study in the USA e aprenda mais sobre como é Estudar nos EUA

É uma decisão emocionante quando você decide que vai estudar nos EUA! Embora, alguns alunos possam achar o processo frustrante, a cultura americana e o idioma não são tão diferentes a ponto de prejudicar sua capacidade de aprender e estudar.

Antes de começar a fazer as malas, veja aqui as dúvidas mais comuns que os alunos precisam saber antes de se inscreverem para estudar nos EUA.

Como posso iniciar o processo para estudar nos EUA?

Como um estudante internacional, existem quatro etapas básicas que você deve concluir para estudar em uma universidade dos Estados Unidos.

1 – Primeiro passo: Decida em quais universidades você quer se inscrever.

Muitas vezes, essa é uma tarefa complicada, porque você precisa compreender o sistema educacional americano e entender os processos da universidade escolhida para fazer uma boa escolha. 

Se você não tem idéia de como fazer isso, você pode usar uma Ferramenta de Pesquisa de escolas dos EUA, clicando aqui. Dessa forma você pode pesquisar por escolas que oferecem cursos de inglês, universidades, escolas de internatos e cursos de verão (férias) nos EUA. Utilize os filtros para selecionar níveis específicos, áreas de estudo e localização ideal para que possa encontrar a escola perfeita para você.

2 – Segundo Passo: Solicitar admissão.

Depois de decidir quais escolas lhe interessam, o próximo passo é entrar em contato com o Escritório de Admissões de cada escola e solicitar um formulário de admissão para estudar na escola que você escolheu. 

Enquanto você espera, aproveite o momento para fazer o TOEFL e quaisquer outros exames que serão exigidos pela maioria das escolas.

3 – Terceiro Passo: Preencher as inscrições.

A terceira etapa é preencher as inscrições para as escolas que você decidiu estudar e providenciar para que todos os seus comprovantes de estudos do ensino médio, graduação ou pós graduação, sejam enviados diretamente para as escolas que você selecionou. 

Em seguida, envie as inscrições e as taxas de inscrição de acordo com as instruções de cada escola selecionada.

4 – Quarto Passo: Etapa Final.

A etapa final requer um pouco de paciência. Você deve esperar até que as universidades tomem suas decisões de admissão. Isso pode levar algum tempo, então seja paciente (e inscreva-se o quanto antes!). 

Quando você for aceito, receberá um formulário chamado I-20, que é o documento de que você precisará para obter o visto de estudante. Pegue o formulário I-20 da escola que deseja frequentar na Embaixada ou Consulado dos EUA mais próximo de você. 

Leve seu passaporte e comprovante de renda financeira (nós falamos melhor sobre o comprovante de renda logo abaixo nesse conteúdo), como extratos bancários, bolsas de estudo, etc. Com isso, você solicitará o status de visto de estudante, que geralmente é conhecido como visto F-1.

Depois que você for entrevistado e receber a aprovação, o visto será carimbado em seu passaporte e então você está pronto para viajar para os EUA começar os seus estudos. Faça seus preparativos de viagem com antecedência para evitar decepções de última hora. 

Peraí! Me explica melhor sobre a taxa de inscrição e comprovar renda financeira para poder estudar nos EUA.

Muitos alunos não sabem que precisam pagar uma taxa de inscrição para se inscrever em escolas, faculdades e universidades nos EUA. Embora isso possa não ser uma prática normal em outros países, esse é o padrão nos Estados Unidos. 

As taxas de inscrição podem variar de preço. Algumas escolas cobram até $90, enquanto outras escolas cobram apenas $25. Durante a primavera de 2015, a taxa média de inscrição foi de US $41, com base em 1.068 faculdades classificadas. 

Geralmente, as escolas dispensam a taxa de inscrição em certas circunstâncias financeiras do aluno. 

Saiba que pagar a taxa de inscrição é essencial, pois você não poderá enviar sua inscrição até que a taxa seja paga ou dispensada.

Além da taxa de inscrição, os alunos devem apresentar prova de elegibilidade financeira. Geralmente, a maioria das escolas exige uma cópia do seu extrato bancário, mas algumas escolas podem permitir que outros documentos comprovem elegibilidade financeira. 

Se você está preocupado em fornecer prova de elegibilidade financeira ou se você precisa de ajuda financeira para pagar sua inscrição, entre em contato com o escritório de admissões da sua escola em potencial.

Dê o primeiro passo para começar seus estudos nos Estados Unidos

A Study in the USA oferece um serviço gratuito de ajuda através de conselheiros estudantis para escolher universidades e escolas de inglês nos Estados Unidos e outros países! Converse com um Conselheiro Estudantil – gratuitamente – em Português! Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato em até 48h úteis. Clique AQUI!