Skip to content

DNE Blog

SP Trans aluno – solicite o seu benefício

estudantes-na-escola

Para ter benefícios estudantis da SP Trans o aluno deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino seja pública ou privada. 

O Bilhete Único da SPTrans foi feito pensando no aluno e tem dois tipos. O bilhete único Meia-Tarifa, é destinado a todos os estudantes, de instituições particulares ou instituições públicas, desde que reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes. 

A Meia-Tarifa consiste assim em créditos eletrônicos adquiridos pelo estudante com 50% de desconto sobre a tarifa básica (R$ 4,30) ficando portanto com um preço de (R$ 2,15).

Já o Bilhete Único de Estudante com Gratuidade, também conhecido como Passe Livre, possui desconto de 100% sobre a tarifa básica atual. Para ser contemplado por esse benefício o estudante deve atender a alguns pré-requisitos. 

Se você é estudante e ainda não tem seu cadastro, deve solicitar o cadastro através do site Bilhete Único Estudante, preencher com os dados solicitados e fazer o upload dos documentos seguintes:

  • comprovante de matrícula
  • foto (pode ser uma selfie bem estilosa, só precisamos que não tenha acessórios cobrindo o rosto, como óculos de sol por exemplo).
  • documento pessoal como RG, CNH, RNE ou passaporte

Em ambos os casos o cartão é o mesmo, ou seja, o bilhete único estudante tem o formato do Documento do Estudante. Esse documento, além de funcionar como bilhete de passagem, também é válido no país todo para a compra da meia-entrada estudantil. Ele garante que o estudante pagará meia em todos os eventos artísticos, culturais e de esporte.

Leia mais matérias sobre esse assunto:
Conheça o site da SPTrans sptrans com br
Vale Transporte: estudantes podem pedir alteração nas cotas
SP Trans Estudante Login

SP Trans

A SPTrans atende São Paulo e a região metropolitana. O Transporte Coletivo Público de passageiros consiste numa competência do município e está disposto na Constituição Federal (artigo 30, inciso V). Também consta na Lei Orgânica do Município de São Paulo (artigo 172).

Ainda sobre a legislação que formaliza os serviços da SPTrans está a Lei nº 13.241 que considera que o poder público está representado pela Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transportes. Assim, a São Paulo Transporte S/A (SPTrans) se constitui como uma empresa de economia mista cujo acionista majoritário é a Prefeitura de São Paulo.

Para mais informações leia a matéria SP Trans e tire todas as suas dúvidas. Se quiser garantir seu bilhete acesse Bilhete Único Estudante.