Skip to content

DNE Blog

sptrans com br – sua solicitação de bilhete mudou de endereço!

mesa-de-escritorio

Antigamente toda a solicitação para o bilhete único estudantil era feito em parte pelo site (sptrans com br) da empresa de transporte. O problema era a segunda etapa da solicitação, em que o estudante precisava ir até a estação determinada pela empresa e retirar um selo que “revalidava” o bilhete. Todo esse processo era demorado e cansativo para o estudante. Sem contar o stress de ficar horas na fila esperando para resolver demais problemas com o bilhete.

Atualmente a solicitação e renovação do bilhete único estudantil da sptrans é feito pelo site do estudante Documento do Estudante. Isso porque o Documento do Estudante também está presente no bilhete único, desse forma, o estudante tem o benefício do transporte e das atividades culturais num mesmo cartão.

O Documento do Estudante é nacional e oficial das entidades estudantis brasileiras UNE, UBES e ANPG. Ele permite, regulamenta e faz manutenção da meia-entrada para estudantes.

SP Trans

A SP Trans é a empresa de transporte que atende São Paulo. O transporte é um serviço público essencial para o funcionamento da metrópole. O Transporte Coletivo Público de passageiros consiste numa competência do município e está disposto na Constituição Federal (artigo 30, inciso V). Também consta na Lei Orgânica do Município de São Paulo (artigo 172).

SPTrans bilhete estudante

Se você é estudante e ainda não tem seu cadastro, deve solicitar o cadastro através do site Bilhete Único Estudante, preencher com os dados solicitados e fazer o upload dos documentos seguintes: 

  • foto (pode inclusive ser uma selfie, só precisamos que não tenha acessórios cobrindo o rosto, como óculos de sol por exemplo), 
  • documento pessoal como RG, CNH, RNE ou passaporte.

Vale Transporte

Caso o estudante seja beneficiário do Vale Transporte e também da Gratuidade (Passe Livre) pode solicitar o complemento da cota de gratuidade. Para tanto, caso seja esse o seu caso você deve enviar um email com as informações abaixo para [email protected]

  • Dados do Estudante: Nome completo, RG (com dígito e estado emissor), CPF e Data de Nascimento; 
  • Endereço residencial com CEP; 
  • Nome e endereço da escola; 
  • CNPJ e endereço completo da empresa onde você trabalha; 
  •  Trajeto detalhado (percurso de ida e volta entre a residência, instituição de ensino, e ao local de trabalho, constando linhas de Ônibus/Metrô/CPTM utilizadas). 

Se for aprovada a solicitação, a SPTrans irá alterar a distribuição do seu Passe Livre por dias. Assim, sua cota a ser usada nos trilhos, será alterada de 24 dias x 2 viagens (ida e volta) para 12 dias x 4 viagens (2 idas e 2 voltas) para uso na 2ª quinzena do mês, após acabar os créditos de Vale Transporte.

SP Trans aluno

O estudante pode tirar todas as suas dúvidas pelo Blog da DNE e também solicitar o bilhete único.

SP Trans estudante login

Para fazer o seu Bilhete Único SPTrans estudante basta fazer uma conta no site da DNE e efetuar o pagamento. Após isso, faça o login e conclua a solicitação do seu bilhete.

SP Trans estudante passe livre

O passe livre, ou seja, a gratuidade, garante ao estudante cotas duplas com direito a 2 viagens de 2 horas cada com até 4 embarques por viagem e até 2 embarques/dia no sistema trilho (Metrô/CPTM)  e devem ser adquiridas do primeiro até o último dia do mês a que se referem e utilizadas no máximo até o dia cinco do mês subsequente. Saiba quais os pré requisitos para ter o benefício da SPTrans ao estudante,  passe livre, e também como solicitar o seu. 

Para mais informações leia a matéria SP Trans e tire todas as suas dúvidas