Skip to content

DNE Blog

SPTrans Estudante Boleto

estudante-sorrindo

O bilhete único estudantil SPTrans pode ser pago com cartão de crédito ou com boleto bancário. No caso de boleto, a compensação bancária pode demorar até 5 dias úteis, o que acaba aumentando o tempo de espera do seu BUE – SPTrans. Mas se você puder esperar a entrega pode pagar com o boleto a vontade!

o Bilhete único estudantil pode ser usado nos ônibus, micro-ônibus, trens do Metrô e da CPTM, e terminais e estações de transferência do Expresso Tiradentes, pagando 50% do valor da tarifa. Estudantes da cidade e região metropolitana de São Paulo podem ter o bilhete único que lhe dá o benefício da meia-entrada ou da gratuidade.

SPTrans Estudante Cadastro

Se você é estudante e ainda não tem seu cadastro na sptrans, deve solicitar o cadastro através do site Bilhete Único Estudante, preencher com os dados solicitados e fazer o upload dos documentos seguintes:

  • foto (pode ser uma selfie bem estilosa, só precisamos que não tenha acessórios cobrindo o rosto, como óculos de sol por exemplo).
  • comprovante de matrícula
  • documento pessoal como RG, CNH, RNE ou passaporte

O bilhete único estudantil pode ser pago por boleto e também por cartão de crédito. Após a compensação bancária, que no caso do cartão pode demorar até 48h (em dias úteis) e boleto até 4 dias, emitimos um Documento do Estudante provisório. Ele é digital e tem duração de 1 mês e pode ser usado apenas para compra da meia entrada. Em até 30 dias corridos você recebe em sua residência o bilhete único estudante sptrans e então pode recarregá-lo e começar a usar.

Passe Livre Estudante

O passe livre consiste na gratuidade do transporte público para alunos que sejam de escola pública (com algumas exceções que veremos adiante) e alunos comprovadamente de baixa renda.

São aceitos para o passe livre, estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizantes. Tendo portanto direito automático ao passe livre da sptrans pela simples presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.

Estudantes participantes dos Programas Governamentais: PROUNI, FIES, Escola da Família e Cotas Sociais também têm direito ao passe livre. Tendo dessa forma direito automático uma vez que a instituição de ensino envia os dados do aluno e a informação de que este se enquadra em um dos programas de bolsa financiamento previstos.

Passe livre para estudantes de ensino superior

Já estudantes de ensino superior e tecnológicos são contemplados mediante autodeclaração de “Baixa Renda” com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional, número do CadÚnico, e também presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.

Saiba como revalidar o seu bilhete único!

Alunos que não tem direito ao passe livre

Estudantes de cursos PRONATEC ministrados pelo SENAC, SENAI, SENAT, SESI, SESC, SENAR não tem direito à gratuidade nem a meia passagem. Isso porque o governo federal concede ajuda de custo para o transporte do aluno.

Alunos bolsistas que frequentam cursos de ensino fundamental e médio em instituições de ensino da rede particular, e que possuem os requisitos gerais, tem direito apenas ao benefício da meia passagem. Por fim, estudantes que não se enquadrem em nenhum dos requisito acima e que atendem aos requisitos gerais, permanecem com direito à meia passagem.

Já a meia-passagem é destinada a todos os alunos independente de sua renda. Mas para tanto devem estar matriculados em cursos reconhecidos e fiscalizados pelas entidades competentes. Além disso a instituição de ensino frequentada pelo estudante deverá estar localizada a uma distância não inferior a 1 quilômetro da residência do aluno. 

Tire todas as suas dúvidas lendo o artigo: SPTrans – um guia completo