Skip to content

DNE Blog

SPTrans Estudante Cadastro

estudante-sorrindo

Se você é estudante e ainda não tem seu cadastro, deve solicitar o cadastro através do site Bilhete Único Estudante, preencher com os dados solicitados e fazer o upload dos documentos seguintes: foto (pode inclusive ser uma selfie, só precisamos que não tenha acessórios cobrindo o rosto, como óculos de sol por exemplo), comprovante de matrícula, documento pessoal como RG, CNH, RNE ou passaporte.

Não sabe se tem direito ao bilhete único estudantil sptrans? Então vamos lá? Se você reside na cidade de São Paulo ou na região metropolitana já é um bom começo. Isso porque você deve ser dessas localizações para poder solicitar o benefício. Além disso você deve estar regularmente matriculado em um desses níveis de ensino: ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e profissionalizante, ensino superior e tecnológico. Sendo eles da rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino. Dessa forma, o benefício da meia tarifa é destinada a todos os estudantes sejam eles da rede pública ou privada.

SPTrans boleto e formas de pagamento

O bilhete único estudantil pode ser pago por boleto e também por cartão de crédito. Após a compensação bancária, que no caso do cartão pode demorar até 48h (em dias úteis) e boleto até 4 dias, emitimos um Documento do Estudante provisório. Ele é digital e tem duração de 1 mês e pode ser usado apenas para compra da meia entrada. Em até 30 dias corridos você recebe em sua residência o bilhete único e então pode recarregá-lo e começar a usar.

Outro pré requisito para ter o benefício é que a instituição de ensino frequentada pelo estudante deve estar localizada a uma distância não inferior a 1 quilômetro de onde ele reside.

Saiba como revalidar o seu bilhete único!

Quais estudantes podem ter Passe Livre

Para ter a gratuidade no transporte público o estudante deve ser aluno de instituição da rede pública municipal, estadual ou federal. Do ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante. O direito ao passe livre da sptrans é automático pela simples presença do cadastro do aluno enviado pela instituição de ensino.

Já estudantes de ensino superior e tecnológicos são contemplados mediante autodeclaração de “Baixa Renda” com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional, número do CadÚnico, e também presença no cadastro enviado pela instituição de ensino

Já a meia-passagem é destinada a todos os alunos independente de sua renda. Mas para tanto devem estar matriculados em cursos reconhecidos e fiscalizados pelas entidades competentes. Além disso a instituição de ensino frequentada pelo estudante também deverá estar localizada a uma distância não inferior a 1 quilômetro da residência do aluno. 

Tire todas as suas dúvidas lendo o artigo: SPTrans – um guia completo