Skip to content

DNE Blog

SPTrans Estudante – como fazer a Solicitação

homem-com-celular-no-onibus

O Bilhete Estudante pode ser solicitado por qualquer aluno de escola pública ou particular em São Paulo e em sua região metropolitana. O benefício é destinado a estudantes das seguintes modalidades: ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e profissionalizante, ensino superior e tecnológico. 

Como fazer a solicitação do Bilhete Único de Estudante?

  • Cadastre-se no site Bilhete Único Estudante
  • Informe à sua Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
  • Aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
  • Depois que a Unidade de Ensino enviar seus dados você poderá efetuar o pagamento do bilhete único.
  • Após seu pagamento ser aprovado basta fazer o upload dos documentos solicitados: RG, CNH, Passaporte ou RNE e ainda 1 foto recente de rosto (pode ser uma selfie bem estilosa? Pode, desde que não tenha boné, cabelo ou óculos de sol cobrindo o rosto).
  • Agora é só aguardar o seu bilhete único chegar no conforto do seu lar!

Renovação Semestral

O seu bilhete estudante só será renovado semestralmente se a sua instituição de ensino ministrar cursos semestrais. Essas instituições devem realizar o procedimento a partir do mês de julho a fim de que os estudantes (e também os professores que utilizem o benefício) continuem a usufruir o benefício no 2º semestre do ano letivo (desde que continuem frequentando a instituição no próximo semestre).

Esse procedimento é gratuito e, somente após a conclusão do processo de “Renovação Semestral” é que as cotas para o 2º semestre (inclusive de julho) serão liberadas no Sistema. Após a “Renovação Semestral” efetuada pelas instituições de ensino, os estudantes não precisam executar nenhum procedimento para continuar adquirindo as cotas. 

Como comprar as cotas para o Bilhete Estudante?

Você pode comprar nos guichês dentro das estações de metrô. Basta apresentar o Bilhete Único de Estudante SPTrans ao atendente e comprar a quantidade desejada até o limite estabelecido. O máximo de compras que você pode fazer no mês são 15.

Você deve comprar a quantidade de créditos a que tem direito para usar nos ônibus ou trilhos (Metrô/CPTM), para fazer até quatro embarques em ônibus diferentes no período de 2 horas e pagar ½ passagem. Ou intercalar um trilho (Metrô/CPTM) e pagar mais ½ passagem, pois não há integração para estudantes. Pode parcelar a compra em até 15 vezes. 

Você também pode comprar suas cotas online pela loja virtual da SPTrans ou pelos aplicativos homologados pela SPTrans. É possível ainda comprar créditos teclando *32245.

Por fim, correntistas do Banco do Brasil podem comprar créditos utilizando o cartão de débito mas máquinas de autoatendimento ou por meio de aplicativo ou site do próprio banco.

Conheça o Canal do Estudante da SPTrans

Como carregar a gratuidade no Bilhete Estudante

Você receberá a quantidade de créditos a que tem direito para usar nos ônibus e nos trilhos (Metrô/CPTM). As cotas de gratuidade são duplas e cada cota dá direito a 2 viagens de 2 horas cada com até 4 embarques por viagem e até 2 embarques/dika no sistema trilho.

Para carregar as cotas do passe livre sptrans é bem simples, basta inserir o cartão escolar duas vezes no equipamento de recarga (o mesmo usada recarga de vale-transporte). Cada vez pe para carregar uma cota diferente, uma é para ônibus e outra é para trilho. 

A aquisição é feita do primeiro ao último dia do mês a que se refere a cota, e o uso pode ser feito até o dia cinco do mês subsequente. Os equipamentos de recarga estão disponíveis em estações do Metrô, nos Postos de Venda e Atendimento e Terminais de ônibus da SPTrans, pontos da Rede Complementar composta por padarias, bares, farmácias e diversos estabelecimentos comerciais distribuídos pela Cidade. 

Saiba tudo sobre a SPTrans e o Bilhete Único acessando a matéria: SPTrans – um guia completo