Skip to content

DNE Blog

Tire sua Carteirinha de Estudante sem sair de casa!

estudante online

É isso mesmo, você vai ter sua carteirinha de estudante sem sair de casa. Ter essa comodidade para diversos serviços está sendo um dos maiores pré-requisitos das pessoas – e principalmente dos estudantes. Resolver tudo pela internet era um sonho impossível até pouco tempo. Hoje em dia podemos até pedir comida online e fazer as comprar no mercado! Sendo assim, a gente não ia ser diferente e te fazer sair do conforto do seu lar pra fazer sua carteirinha, né? O site oficial para tirar a carteirinha de estudante, é o Documento do Estudante. Um site muito interativo e que ainda conta com informações claras e completas!

Mas afinal, como funciona essa Carteirinha?

Formalmente conhecida como Carteira de Identificação Estudantil (CIE), a Carteirinha de Estudante é seu documento! Por ser um documento, ela tem todo amparo legal contra fraudes, afinal, ela é o que garante seus direitos como estudante. Sobretudo o direito à meia-entrada em eventos de entretenimento. A Lei Federal nº 12.933 garante o direito à carteirinha de estudante e à meia entrada:

Art. 4o  A Associação Nacional de Pós-Graduandos, a União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e as entidades estudantis estaduais e municipais filiadas àquelas deverão disponibilizar um banco de dados contendo o nome e o número de registro dos estudantes portadores da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), expedida nos termos desta Lei, aos estabelecimentos referidos no caput deste artigo e ao Poder Público.

Quais documentos você precisa para fazer sua Carteirinha DNE?

  • 1 documento de identificação que pode ser: RG, Passaporte, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros);
  • 1 foto 3X4 recente e do mesmo jeito que você usa em outros documentos, ou seja, de frente, com fundo neutro e sem cabelo cobrindo o rosto;
  • Comprovante de Matrícula da sua instituição de ensino (com timbre da faculdade para comprovar autenticidade).

Obs.: Os documentos acima listados devem estar digitalizados. Mas sem neura, você pode escanear eles ou tirar uma foto usando o seu celular. Sim, sem complicações!

Carteirinha de Estudante 2020

Em 2020 a Carteira de Estudante tem uma nova identidade visual, mais moderna e jovem. Ao pedir a Carteira de Estudante 2020, sua validade é até março de 2021. Ela possui ainda mais tecnologias de segurança e garante o direito do estudante à meia-entrada.

A Carteirinha de Estudante a qual se refere a lei e que é regulamentada e oficial pode ser adquirida pelo estudante para garantir seu direito à meia-entrada.