Skip to content

DNE Blog

5 formas de aproveitar a carteirinha de estudante!

estudante

A fase da escola, universidade ou até mesmo curso profissionalizante ou pós graduação é muito especial, mas a carteira de estudante é também muito vantajosa.

Estudar cansa e requer muito tempo, impedindo que os estudantes trabalhem em grande parte das vezes.

Por isso, ter vantagens como descontos em algumas situações é bastante interessante. Além disso, depois de horas de estudos você merece um pouco de relaxamento, não é mesmo?

Então esse artigo será voltado a te mostrar quais as melhores formas de você aproveitar a sua carteira de estudante.

O que é a carteira de estudante?

A carteira de estudante é o documento com foto capaz de confirmar a sua situação como estudante.

Nela devem estar contidas as suas informações pessoais, bem como a instituição de ensino a qual você pertence, seu número de matrícula, curso e tempo de validade do documento.

O documento pode ser requerido por estudantes de diferentes níveis, como os de ensino fundamental, médio, e os superiores de graduação e pós graduação.

Inclusive em diversas instituições de ensino o uso da carteira de estudante para entrar no prédio em que estuda é fundamental.

Com isso pode-se dizer que esse documento colabora com a sua segurança visto que evita que pessoas estranhas e até mal intencionadas possam adentrar ao local.

Sendo assim, a carteira de estudante é um documento muito importante que você deve portar durante todo o período em que você estiver frequentando a sua instituição de ensino, desde o início até o final do curso.

Assim, sempre que houver a necessidade da comprovação de que você é estudante, você pode mostrar a sua carteirinha que geralmente tem validade em todo o território nacional e em muito casos usadas como carteirinha de ônibus estudante.

5 formas de aproveitar a sua carteira de estudante

Como você viu, a carteira estudante é um documento muito importante que serve tanto para comprovar a sua situação sempre que necessário, bem como para garantir que apenas pessoas autorizadas entrem na sua instituição de ensino.

Mas além disso os estudantes podem ser muito beneficiados com esse documento porque ele confere descontos de 50% em diversos serviços. Justamente devido a essas vantagens durante muito tempo pessoas tentaram falsificar esse documento para obter os benefícios.

Então foi criada a Lei 12.933/13 que regulamenta os requisitos para que a carteira de estudante seja válida. Então esteja atento para ver se a sua está dentro das normas.

Será que você está aproveitando todos os benefícios que a sua carteira te oferece? Veja a seguir quais são eles:

1. Cinemas e teatros

O cinema é sem dúvidas um dos passatempos favoritos das pessoas de todas as idades. Mas para os mais jovens, sair para ver um filme é uma excelente maneira de reunir a galera e relaxar. No entanto muitas vezes essa saidinha pode custar bem caro. Sobretudo se você contabilizar todos os gastos envolvidos, como transporte, pipoca, refrigerante e o próprio ingresso.

Então para te dar uma forcinha, com a carteirinha de estudante você paga somente metade do preço. Para isso basta apresentar a sua carteirinha na bilheteria. A mesma regra vale para as apresentações de teatro, em que a lei da meia entrada também é válida.

2. Shows

Nos últimos anos o Brasil tem sido frequentemente incluído entre os principais países das turnês internacionais de diversas bandas.

No entanto geralmente esses shows, sobretudo os internacionais, podem custar bem caro. Mas, calma. Nem tudo está perdido.

Com a sua carteira de estudante você tem direito a pagar meia entrada pelo seu ingresso. Mas lembre-se de que para usufruir do desconto é necessário que o seu documento seja válido e esteja dentro das exigências feitas por lei.

Por fim não se esqueça que mesmo comprando seu ingresso pela internet, na hora da entrada é preciso apresentar a carteira de estudante.

3. Estádios

O Brasil é o país do futebol e a maior parte da população tem algum time do coração ou, pelo menos acaba torcendo em algumas ocasiões.

Muitas vezes os ingressos custam caro, ainda mais se você estiver interessado em assistir um clássico.

Mas por sorte exige uma regra que estabelece que pelo menos 40% do total de ingressos disponíveis sejam disponibilizados para os que pagam meia entrada.

Sem dúvidas com o desconto de 50% torcer pelo seu time vai ser ainda mais divertido. Mas não se esqueça de que você precisa levar a sua carteira de estudante para o jogo e apresentar ela na entrada.

4. Academias

Muito se fala sobre vida saudável e a importância de se fazer atividades físicas, não é mesmo? Mas às vezes a falta de tempo e de dinheiro acaba dificultando a ida dos estudantes a uma academia.

De fato as mensalidades podem ter um valor bastante elevado e, apesar de a sua saúde depender disso, pode ficar difícil pagar.

Por isso existem algumas academias conveniadas que oferecem 50% de descontos para portadores da carteira de estudante.

Por outro lado existem outras que também oferecem bons descontos, mesmo que eles não cheguem a 50%.

5. Ônibus

A não ser que você faça um curso à distância é provável que você tenha que pegar ônibus municipal ou até interurbano para ir até a sua escola. Mas com a sua carteira de estudante isso fica mais fácil pois você tem direito a pagar somente metade do valor da passagem.

Além dessas vantagens existem lojas como livrarias que oferecem bons descontos para estudantes e até alguns tipos de sites também!

E aí, você está aproveitando ao máximo a sua carteira de estudante?