Skip to content

DNE Blog

Carteirinha do Estudante: sua meia entrada garantida

Você chegou até aqui porque é estudante e está querendo garantir seu direito a meia entrada, certo? E, para que outras pessoas não usem o que é seu, foi criada a Carteirinha do Estudante! Explicaremos para você a importância dela, onde usar e como pedir, abaixo.

O que ganho com a Carteirinha do Estudante?

Antes da criação da Lei 12.933/2013 não havia controle de quem tinha ou não direito a meia entrada de estudante. Com a regulamentação desse direito foi estipulado a criação de uma carteirinha do estudante padronizada nacionalmente. Esta deve seguir uma rígida formatação e tecnologia para garantir sua segurança e validade. Além de ser emitida por entidades estudantis.

Assim, a Lei da Meia Entrada foi criada para garantir que o estudante tenha acesso a eventos culturais. Com isso, tudo que for considerado dentro desta categoria deverá, obrigatoriamente, disponibilizar ingressos pela metade do valor.

Desta forma, onde você pode pedir meia entrada:

  • Shows (nacionais e internacionais);
  • Eventos esportivos;
  • Cinemas;
  • Teatros;
  • Palestras e Congressos;
  • Exposições de arte;
  • E muito mais.

Como posso pedir a minha Carteirinha do Estudante?

Para começar, você deve acessar o site do Documento do Estudante. Nele você criará um cadastro onde nos enviará algumas informações sobre você, sua instituição de ensino e o curso em que está matriculado.

Depois disso será necessário nos enviar sua foto (que será impressa em sua Carteirinha do Estudante), o documento de identificação e o comprovante de escolaridade. Esses dois últimos documentos são necessários para conferirmos as informações que nos enviou no cadastro.

A terceira etapa conta com o pagamento do seu pedido. O valor da Carteirinha do Estudante é de R$35 mais o frete, cobrança necessária para cobrir os custos de produção e envio.

Por fim seus documentos e pagamento passarão por um curto período de confirmação e aprovação. Assim que estiver tudo aprovado você terá acesso a carteirinha provisória, para ser usada enquanto a sua Carteirinha do Estudante é enviada para o endereço que cadastrou para entrega!

Tudo esclarecido sobre a Carteirinha do Estudante? Então não perca tempo e peça já a sua!