Skip to content

DNE Blog

União Nacional dos Estudantes – UNE

estudante-na-biblioteca

A UNE é o movimento estudantil que representa os estudantes brasileiros a nível nacional. Só de estudantes graduandos ela responde por cerca de seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal. Isso sem contar nos estudantes secundaristas e pós graduandos, que o movimento também corresponde. Ela também é responsável pela emissão da Carteira de Estudante.

É uma entidade gigantesca e muito importante para a educação do país e para os estudantes. Ela coopera com os estuantes, instruindo-os em atividades como criação de DCEs, criação de empresas juniors e participação em passeatas. Além disso, também organiza a eleição de um representante dos estudantes em todo o Brasil e até mesmo o planejamento de festas.

Porém, por ser um movimento gigante, ela vai se subdividindo em organizações em cada universidade e escolas. São entidades representativas como DAs (diretórios acadêmicos), CAs (centros acadêmicos), DCEs (diretórios centrais). Como também em uniões estaduais de estudantes e executivas nacionais de cursos. A união destas organizações forma, há mais de 70 anos, a UNE.

Sua meia-entrada é garantida com o ID Estudantil, e ainda, com o ID Jovem você pode ter sua carteira de estudante digital gratuitamente. Se você possui ID Jovem você pode fazer o Documento do Estudante gratuitamente.
Para isso basta fazer o cadastro no site documentodoestudante.com.br , não efetuar o pagamento, enviar para o [email protected] o número da solicitação e a imagem do ID Jovem e aguardar resposta da DNE para seguir com a solicitação gratuita

Principais lutas da UNE

A UNE esteve à frente de grandes lutas da categoria e da política brasileira. Como a campanha “O Petróleo é Nosso” na década de 1940. E também do enfrentamento ao nazi-fascismo e principalmente, durante a resistência à última ditadura civil-militar.

Também pelas “Diretas Já”, pelo movimento dos “caras pintadas” contra o governo Collor. Bem como da luta contra os governos neoliberais nos anos 1990. Assim também, pelas jornadas de junho de 2013 por um país melhor. Em suma, a UNE fez parte dos principais movimentos populares da história recente brasileira.

Nos últimos anos, a entidade alcançou importantes conquistas para a educação brasileira. Entre elas, a aprovação do Plano Nacional de Educação com o investimento de 10% do PIB no setor até 2024. E a destinação de 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.

Conheça a Carteira de Estudante oficial da UNE!