Skip to content

DNE Blog

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES

alunos secundaristas

A organização nacional UBES representa os estudantes secundaristas. Em outras palavras, estudantes de ensino fundamental, médio, profissionalizante e pré-vestibular. Portanto, ao todo são cerca de 40 milhões de estudantes representados por esse movimento que existe há 67 anos. Ela também é responsável pela emissão da Carteira de Estudante.

A UBES atua em escolas públicas e privadas levando várias pautas estudantis ao governo. Também é o movimento que dá suporte aos Grêmios Estudantis e que apoia a criação deles. A UBES é tão forte e importante que no período ditatorial, os Grêmios nas escolas foram fechados e os secundaristas que ainda resistiam, foram perseguidos.

A UBES participa de campanhas nacionais junto de movimentos sociais de diversos segmentos para aprofundar a democracia, diminuir as desigualdades e por mais direitos. Dentre as pautas, os secundaristas defendem: reformas populares, como a Tributária, Agrária, Urbana, Política e Universitária, a Reformulação do Ensino Médio, a desmilitarização da Polícia Militar, bem como, a democratização dos meios de comunicação.

Entre as conquistas da UBES estão Plano Nacional de Educação e 10% do PIB para a educação. Também a vinculação de 75% dos royalties do petróleo e de 50% do fundo social do pré-sal para educação. Reinclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia, que haviam sido excluídas do currículo durante o regime militar. Mais recentemente, a revogação do aumento do peço das passagens e pelo passe livre estudantil. inegavelmente, também o direito ao voto a partir dos 16 anos e a reserva de vagas nas universidades para estudantes de escola pública para estudantes negros; pardos e índios. Assim como para estudantes que cursaram o ensino médio em escola púbica.

Agora que você já sabe como o movimento estudantil é essencial, adquira já a sua Carteira de Estudante da UBES