Skip to content

DNE Blog

Grande Recife Carteira de Estudante

vem e documento do estudante

Na Grande Recife, o cartão aceito para que o estudante possa ter sua meia-passagem estudantil é o VEM (Vale Eletrônico Metropolitano). Porém, para efetuar a compra do VEM, o estudante deve estar portando sua Carteira de Estudante DNE.

Mas pode ser qualquer carteira?

Para ser aceito na compra do VEM, a carteira de estudante deve ser oficial das entidades estudantis UNE, UBES e ANPG e reconhecida em todo o Brasil. Ela deve conter o código de uso e o certificado de atributo validado por uma entidade estudantil. O Documento do Estudante é oficial e nacional e com ele você compra o VEM de forma segura e garantida.

Como obter o VEM estudante pela primeira vez

Para obter o VEM estudante, o estudante deve ir pessoalmente até o Posto de Atendimento do Vem, que fica situado na Rua da Soledade, 259 – Boa Vista, no horário das 8h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira, exceto feriados, portando os seguintes documentos:

  • Carteira de Estudante em vigor, dentro do prazo de validade
  • RG original (maiores de 16 anos) ou cópia da Certidão de Nascimentos (menores de 16 anos)
  • Cópia do comprovante de residência (com CEP)
  • CPF

Estudantes universitários também devem levar um documento original que comprove o semestre em que o aluno se encontra. O documento deve conter carimbo da instituição e assinatura devidamente validados. No caso de estudantes de universidades particulares também é aceito o boleto bancário do semestre em vigor devidamente pago e reconhecido ou comprovante de matrícula também carimbado e assinado.

vem

E para renovar o seu VEM?

O VEM Estudante vence sempre em abril e o estudante não pode mais carregar o seu cartão até que o renove e comprove que continua estudando. Esse é um processo anual e que muitas vezes faz com que o estudante tenha que enfrentar filas entre outras questões que tornam o processo mais demorado  e complicado. Porém a Documento do Estudante tem uma solução para renovar o seu VEM. É muito fácil, acesse http://vem.dne.com.br para renovar ao mesmo tempo a sua Carteira de Estudante e o seu VEM Estudante.