Skip to content

DNE Blog

SPTrans Bilhete Único Estudante

estudante-sorrindo

A SPTrans possui o Bilhete Único Estudante por ser a empresa de transportes da metrópole paulista. Atualmente a emissão do bilhete único estudante é feita através do site do Documento do Estudante. Isso porque ambas carteiras já são integradas e unidas em apenas um cartão. 

O Documento do Estudante, também conhecido como DNE, garante o direito à meia-entrada pelos estudantes de São Paulo. E mais, o cartão tem abrangência nacional, ou seja, se você for viajar ou visitar familiares e amigos em outros estados, pode ficar tranquilo que terá meia-entrada nos eventos culturais. 

Confira alguns telefones úteis da SPTrans!

Como solicitar o Bilhete Único de Estudante?

  • Faça o cadastro de estudante sptrans no site Bilhete Único Estudante
  • Informe à sua Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
  • Aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
  • Depois que a Unidade de Ensino enviar seus dados você poderá efetuar o pagamento do bilhete único.
  • Após seu pagamento ser aprovado basta fazer o upload dos documentos solicitados: RG, CNH, Passaporte ou RNE e ainda 1 foto recente de rosto (pode ser uma selfie bem estilosa? Pode, desde que não tenha boné, cabelo ou óculos de sol cobrindo o rosto).
  • Agora é só aguardar o seu bilhete único chegar no conforto do seu lar!

Qual o regulamento para uso do Bilhete Único Estudante?

O bilhete único do estudante tem uma legislação que regula o benefício da meia passagem e da gratuidade, segundo essa legislação, o uso do bilhete é pessoal e intransferível.

Se for atestado um mal uso do bilhete único ele pode ser retido. A retenção do bilhete único estudante é feita pelos Técnicos da SPTrans e acaba por suspender o benefício do aluno até o final do ano letivo. A fim de evitar que isso aconteça é importante nunca emprestar o cartão e manter dados cadastrais e foto corretos e atualizados. 

Veja como pagar o seu bilhete estudante sptrans – inclusive com boleto! Sabia?

O que acontece com os cartões apreendidos?

Os cartões que são retidos por uso indevido são destruídos.  A 2° via pode ser solicitada, nesse caso, após o comparecimento do titular do documento ou de seu responsável até o Posto Central: Rua Boa Vista, 274 – Centro (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h para análise da situação e emissão da 2ª). Tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto do estudante.
  • Comprovante de escolaridade atual (até um mês) assinado e carimbado.
  • Comprovante de residência (água, luz, telefone – emitido nos últimos 6 meses) em nome do responsável (quando o estudante for menor de idade) ou do próprio estudante (quando for maior de idade).

Quer revalidar o seu bilhete estudantil da sprans? A gente te ensina como!

É possível que outra pessoa compareça no lugar do estudante, porém além desses documentos, precisará apresentar uma declaração do aluno escrita de próprio punho autorizando o atendimento e a retirada da 2ª via do cartão.

Saiba tudo sobre a SPTrans e o Bilhete Único acessando a matéria: SPTrans – um guia completo