Skip to content

DNE Blog

ATUALIZADO Lei da Meia Entrada: estudante seguro!

Entenda a regulamentação da carteira de estudante.

A princípio, durante um longo período, a produção e distribuição da carteira de estudante ficou sem controle. Com isso, a meia-entrada estava sendo usada por muita gente que não tinha este direito, o que prejudicava todo mundo. Por isso foi criada a Lei da Meia Entrada, para regulamentar e emissão da carteirinha e os direitos dos estudantes.

Desta forma, segundo a Lei 12.933/2013 (Lei da Meia Entrada), o documento de identificação estudantil deve ser padronizado e emitido pelas entidades estudantis: Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entidades estaduais e municipais filiadas àquelas, etc.

Portanto, os estabelecimentos poderão recusar qualquer outro documento que não seja o Documento do Estudante.  

O Documento do Estudante segue toda a regulamentação de segurança estipulada pela Lei da Meia Entrada, por isso é uma carteirinha segura e à prova de pirataria.

Os elementos exigidos na carteira de estudante são:

  • Tarja magnética;
  • QR Code (Quick Responsible Code ou Código de Resposta Rápida);
  • Certificação digital no padrão ITI Brasil (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação);
  • Tinta invisível com degradê e guilloche que impossibilitam que o documento seja escaneado ou copiado.

Aliás, a segurança começa no momento da solicitação. O site foi desenvolvido com tecnologia de ponta que garante a segurança dos dados do estudante, todas as etapas da solicitação são feitas online e só podem ser acessadas através do login com e-mail e senha cadastrados pelo usuário.

Benefícios da Lei da Meia Entrada.

Segundo a Lei 12.933/2013, com a carteira de Estudante  você tem 50% de desconto em ingressos para:

  • Cinemas;
  • Teatros;
  • Espetáculos musicais;
  • Eventos educativos;
  • Palestras;
  • Jogos de futebol;
  • Entre muitos outros.

Quero pedir a Carteira de estudante da Lei da Meia Entrada

Para começar, você deve acessar o site do Documento do Estudante. Nele você criará um cadastro onde enviará algumas informações. Serão dados sobre você, sua instituição de ensino e o curso em que está matriculado.

Depois disso será necessário nos enviar sua foto (que será impressa em sua carteira de estudante), o documento de identificação e o comprovante de escolaridade. Esses dois últimos documentos são necessários para conferirmos as informações que nos enviou no cadastro.

A terceira etapa conta com o pagamento do seu pedido. O valor da carteira de estudante é de R$35 mais o frete, cobrança necessária para cobrir os custos de produção e envio.

Por fim seus documentos e pagamento passarão por um curto período de confirmação e aprovação. Assim que estiver tudo aprovado você terá acesso a carteirinha provisória, para ser usada enquanto a sua carteira de estudante é enviada para o endereço que cadastrou para entrega!

Enfim, ficou ansioso para ter a sua, né? Não perca mais tempo e peça sua carteira de estudante já! Entre aqui e peça AGORA!