Skip to content

DNE Blog

Faça seu cadastro do Bilhete Único Estudante

estudantes-no-onibus

Se você é estudante e ainda não tem seu cadastro, deve solicitar o cadastro através do site Bilhete Único Estudante, preencher com os dados solicitados e fazer o upload dos documentos seguintes: 

  • foto (pode inclusive ser uma selfie, só precisamos que não tenha acessórios cobrindo o rosto, como óculos de sol por exemplo), 
  • comprovante de matrícula, 
  • documento pessoal como RG, CNH, RNE ou passaporte.

Não sabe se tem direito ao bilhete único estudantil? Então vamos lá! Se você reside na cidade de São Paulo ou na região metropolitana já é um bom começo. Isso porque você deve ser dessas localizações para poder solicitar o benefício. 

Além disso você deve estar regularmente matriculado em um desses níveis de ensino: ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e profissionalizante, ensino superior e tecnológico. Sendo eles da rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino. Dessa forma, o benefício da meia tarifa é destinada a todos os estudantes sejam eles da rede pública ou privada.

Confira algumas outras matérias que podem ser úteis para você!
Confira as formas de pagamento do seu Bilhete único – inclusive por boleto!
Bilhete Único Universitário – solicite o seu!
Como funciona o Bilhete Único Estudante
Passe Livre e Vale Transporte no mesmo bilhete – como alterar a distribuição das cotas

Como é calculada a quantidade de modais de transporte que tenho direito?

As informações enviadas pelas instituições de ensino à SPTrans são processadas por meio do Sistema de Georreferenciamento Eletrônico (GIS), que identifica a distância e quantidade de modais (meio de transporte, ou seja, Trilho/Ônibus) necessária para a realização dos deslocamentos. 

A cotas podem ser revisadas mediante solicitação nas seguintes condições:

  • Para estudantes que comprar crédito eletrônico do tipo escolar nos seguintes casos: mudança de endereço residencial ou de instituição de ensino, frequência diferenciada, matrícula em mais de uma instituição de ensino, desde que cadastradas no sistema.

Para pedir a revisão envie por e-mail os documentos abaixo relacionados para: [email protected].

  • Cópia simples do RG do estudante (frente e verso);
  • Cópia simples de comprovante de residência recente (máximo seis meses), em nome do estudante, pais ou responsáveis (Termo de Guarda), com endereço e CEP (conta de luz, telefone, etc.); – Endereço da(s) instituição(ões) de ensino; 
  • Trajeto detalhado (percurso de ida e volta da residência à instituição de ensino, realizado com ônibus/Metrô/CPTM) 
  • Declaração recente da(s) instituição(ões) de ensino freqüentada(s) pelo estudante, emitida em papel timbrado com assinatura e carimbo do Diretor ou do credenciado, contendo a condição do estudante, curso, período de duração, horário e dias das aulas (validade de 30 dias a contar da data de emissão do documento). 
  • Para estudantes beneficiários de passe livre no bilhete único e de Vale Transporte podem pedir a revisão das cotas somente nos casos em que for comprovada a utilização de mais de 2 embarques/dia no Sistema Trilho.

Nesse caso, para suprir sua necessidade de deslocamento na segunda quinzena do mês (12 dias), sua cota de gratuidade para o Sistema Trilho poderá ser alterada de 2 embarques/dia para 4 embarques/dia . 

Para que isso ocorra, envie email com as informações abaixo relacionadas para [email protected]

  • Nome completo, 
  • RG e CPF, e data de nascimento (dia, mês e ano);
  • Endereço residencial contendo o CEP; 
  • Nome e endereço completo da instituição de ensino, com CEP;
  •  Endereço completo do Local de Trabalho, com CEP e contendo o número do CNPJ da empresa;
  •  Trajeto detalhado (percurso de ida e volta entre a residência, instituição de ensino, e ao local de trabalho, constando linhas de Ônibus/Metrô/CPTM utilizadas)

Tenha mais informações sobre o Bilhete Único Estudante lendo o artigo completo sobre o tema e para solicitar o seu acesse Bilhete único estudante online