Skip to content

DNE Blog

SP Trans – um guia completo

estudante-na-biblioteca

A SPTrans é a empresa contratada pelo poder público para cuidar do transporte público da cidade, ou seja, elaborar estudos para a realização do planejamento do Sistema. E também executar a fiscalização da prestação de serviços e por fim, gerenciar o Sistema de acordo com as diretrizes e políticas estabelecidas.

SPTrans bilhete estudante

O Bilhete Estudante da SPTrans é um direito de todo e qualquer aluno de escola pública ou particular da cidade de São Paulo e a região metropolitana. O benefício do bilhete é destinado aos estudantes de: 

  • ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, ensino profissionalizante, ensino superior e tecnológico.

Vale transporte

Caso o estudante portador do bilhete único estudante também possua o benefício do Vale Transporte além do Passe Livre, ele pode pedir a alteração da distribuição do Passe Livre. 

Todas as modalidades de crédito de transporte estão num mesmo cartão visando facilitar a vida do estudante e ter todos os benefícios em um só cartão.

O bilhete único é muntifuncional pois além de servir para o transporte público de São Paulo e de sua região metropolitana, também é o Documento Nacional do Estudante. A DNE assegura que o estudante tem direito à meia-entrada em todo o território nacional para eventos artísticos-culturais e de esporte.

Neste bilhete podem ser carregadas as cotas de ½ passagem ou de gratuidade, Vale Transporte, cotas de tempo do tipo Comum (mensal e diária), e os créditos eletrônicos em dinheiro dos tipos Comum, Estudante.

Na hora de utilizar esses créditos há uma ordem pré-estabelecida para efetuar os descontos na catraca. Portante você deve estar atento à ordem em que ocorrem os descontos:

1º Vale Transporte  2º Estudante (1/2 passagem ou gratuidade); 3º Comum (Tempo/Dinheiro) 

No caso de não constar saldo em nenhuma das carteiras de bilhetagem eletrônica (VT, Estudante ou Comum) o usuário deve pagar a tarifa integral em dinheiro para o cobrador e não poderá usufruir de nenhum benefício concedido pelo uso do Bilhete Único.

Em resumo, caso o estudante seja beneficiário do Vale Transporte e também da Gratuidade (Passe Livre) pode solicitar o complemento da cota de gratuidade. Para tanto, caso seja esse o seu caso você deve enviar um email com as informações abaixo para [email protected]

  • Dados do Estudante: Nome completo, RG (com dígito e estado emissor), CPF e Data de Nascimento; 
  • Endereço residencial com CEP; 
  • Nome e endereço da escola; 
  • CNPJ e endereço completo da empresa onde você trabalha; 
  •  Trajeto detalhado (percurso de ida e volta entre a residência, instituição de ensino, e ao local de trabalho, constando linhas de Ônibus/Metrô/CPTM utilizadas). 

Se for aprovada a solicitação, a SPTrans irá alterar a distribuição do seu Passe Livre por dias. Assim, sua cota a ser usada nos trilhos, será alterada de 24 dias x 2 viagens (ida e volta) para 12 dias x 4 viagens (2 idas e 2 voltas) para uso na 2ª quinzena do mês, após acabar os créditos de Vale Transporte.

SP Trans com br

  • Como solicitar atualmente o bilhete único
  • cadastre-se no site Bilhete Único Estudante
  • informe à sua Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
  • aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
  • depois da Unidade de Ensino enviar seus dados você poderá efetuar o pagamento do bilhete único.
  • Após seu pagamento ser aprovado basta fazer o upload dos documentos solicitados: RG, CNH, Passaporte ou RNE e ainda 1 foto recente de rosto (pode ser uma selfie bem estilosa? Pode, desde que não tenha boné, cabelo ou óculos de sol cobrindo o rosto).
  • Agora é só aguardar o seu bilhete único chegar no conforto do seu lar!

SP Trans aluno

O canal do estudante é um sistema da sptrans em que busca tirar dúvidas pontuais do aluno e também solicitar o bilhete único.

 SP Trans estudante login

Para fazer o seu Bilhete Único SPTrans estudante basta fazer uma conta no site da DNE e efetuar o pagamento. Após isso, faça o login e conclua a solicitação do seu bilhete.

SP Trans estudante passe livre

Será que você tem direito ao passe livre estudantil? Vamos lá descobrir! 

Você tem direito ao passe livre automaticamente caso: seja aluno de instituição da rede pública municipal, estadual e federal. E ainda se for estudante de ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizantes. 

Porém se você é um aluno de ensino superior ou tecnológico você pode ter o benefício apenas mediante autodeclaração de “Baixa Renda”. Isso significa que a renda per capita  da sua casa deve ser inferior a 1,5 salário mínimo nacional. Você também deve ter o número do CadÚnico, e também presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.

Também são aceitos para passe livre, estudantes participantes dos Programas Governamentais: PROUNI, FIES, Escola da Família e Cotas Sociais. Tendo dessa forma direito automático uma vez que a instituição de ensino envia os dados do aluno e a informação de que este se enquadra em um dos programas de bolsa financiamento previstos.

Também estão incluídos para ter o passe livre, estudantes do Projovem Urbano, ministrado em instituições de ensino da rede pública municipal.

Faça a emissão agora mesmo do seu Bilhete Único Estudante