Skip to content

DNE Blog

Carteira de estudante falsa é crime: Seja legítimo como o DNE!

jovem no computador

A meia entrada é um direito do estudante, para exercer este direito, o estudante precisa estar em posse de sua carteira de estudante, comprovando assim sua situação acadêmica, evitando falsificações.

A falsificação deste documento é crime e pode levar a cadeia, por isso é muito importante escolher a instituição correta na hora de emitir a sua carteira de estudante, para não correr o risco de emitir com uma instituição não reconhecida e que não esteja amparada pela lei.

As falsificações do CIE são mais comuns do que você imagina, sendo ela em forma de carteira de estudante física ou carteira de estudante digital. Estes atos criminosos recorrentes prejudicam muito o mercado e muitas vezes servem de desculpa para eventos, shows e cinemas, aumentarem os preços de suas entradas, alegando que são lesados por um número alto de falsos estudantes usufruindo do direito da meia entrada.

Pensando nisso, em 2013 entrou em vigor a Lei 12.933/13, a lei da meia-entrada, responsável por padronizar o documento do estudante na sua versão física. Garantindo assim o direito da meia entrada ao estudante em posse do seu CIE.

Como saber se minha carteira de estudante é verdadeira?

No mercado existem diversos sites oferecendo CIE pelos mais variados preços e formas. Importante sempre recorrer a uma entidade de credibilidade e transparência, como o Documento Nacional do Estudante, com apoio das entidades estudantis nacionais, tornando-o o legítimo documento estudantil, válido em todo território brasileiro, tornando o seu direito de meia entrada ainda melhor, com praticidade e segurança.

Carteira de estudante digital é válida?

Com o DNE, assim que o pedido for efetuado e as documentações forem aprovadas, será liberado uma carteira de estudante digital, sendo válida até o término da confecção e entrega do documento do estudante original e físico.

Qual é a legítima carteira de estudante?

A legítima carteira de estudante você encontra com o DNE, o Documento Nacional do Estudante. Seguindo as normas nacionais com certificados digitais garantindo que apenas os alunos tenham direito a meia-entrada, evitando fraudes e proporcionando que cinemas e eventos culturais permaneçam acessíveis para os alunos.

Onde e como adquirir o verdadeiro documento do estudante?

Acesse o DNE, faça seu pedido em três simples e práticos passos, abrindo sua conta, efetuando seu pagamento e enviando seus documentos para análise, feita a análise e sua carteira de estudante digital já estará automaticamente em sua posse, pronta para ser usada eu seu direito de meia entrada.