Skip to content

DNE Blog

Festivais de Música em 2022

Festivais de musica

Veja quais festivais de música vão acontecer em 2022 e como você pode usar sua carteirinha de estudante

Desde 2013, estudantes têm o benefício de pagar meia-entrada para acessar apresentações artísticas em todo o território nacional 

Os festivais de música estão de volta! Após cerca de 2 anos de “hiato”, causado pelas medidas de prevenção ao Covid-19, os amantes da música podem voltar a se reunir para curtir as apresentações dos seus artistas e bandas preferidos. O retorno dessas atividades é marcado por mais de uma dezena de eventos em todo o país, que trazem nas suas programações artistas de diferentes gêneros e performances. 

O ânimo e a ansiedade do público são o grande destaque dessa retomada. Um dos maiores festivais do mundo, o Lollapalooza Brasil 2022, por exemplo, ocorreu em março deste ano, e lotou o autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, com mais de 300 mil pessoas. Independentemente da chuva, do sol e das mudanças inesperadas no line-up, o grupo de pessoas permaneceu disposto e vibrante durante os shows. 

É nesse espírito que os próximos eventos encontram motivação para retornarem aos palcos. Além das edições previamente aguardadas, também chegam festivais inéditos, e, por isso, vale a pena acompanhar quais são os mais aguardados para os próximos meses. 

MITA

O MITA (Music Is The Answer) estreia no Brasil em duas capitais, São Paulo e Rio de Janeiro. Nos dias 14 e 15 de maio, os paulistanos poderão curtir o MITA no Spark Arena, e em 21 e 22 de maio, é a vez dos cariocas irem ao Jockey Clube apreciar o evento. No palco, se apresentarão 24 artistas, dentre eles a banda Gorillaz, The Kooks, Gilberto Gil e Liniker.

Primavera Sound 

Outro evento inédito no país é o Primavera Sound 2022. Sua edição de estreia ocorrerá em São Paulo, no Anhembi, entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro. A programação conta com nomes internacionais como Arctic Monkeys, Travis Scott, The Strokes, Dua Lipa e muitos outros. 

João Rock 

A 19ª edição de um dos maiores festivais brasileiros acontece no dia 11 de junho, em Ribeirão Preto, São Paulo, no Jardim Jóquei Clube. São esperados Emicida, Nando Reis, Pitty, Baiana System, Planet Hemp e outros artistas do pop, rock e rap nacional. 

Rock in Rio

Com 30 anos de história, o festival retorna nos dias 2 a 11 de setembro na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. O line-up deste ano traz Iron Maiden, Guns N’ Roses, Green Day, Camila Cabello e diversos outros artistas, que se apresentarão em 7 palcos distintos. 

Knotfest

Para encerrar o ano em grande estilo, os amantes do rock n’ roll poderão curtir o Knotfest, criado pela banda Slipknot. A 1ª edição do evento no Brasil será em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, no dia 18 de dezembro. As bandas Slipknot, Sepultura e Trivium são algumas que já confirmaram presença. 

Como pagar meia-entrada nesses eventos?

Os preços dos ingressos desses festivais variam na média de R$ 400 para quem tem carteirinha de estudante. Lembrando que, de acordo com a Lei nº 12.933/2013, quem cursa faculdade de pedagogia, jornalismo, medicina ou outro curso superior também pode pagar meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos. 

Para que esse benefício possa, de fato, ser utilizado, é indispensável ter em mãos todos os documentos comprobatórios. Os estudantes precisam apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, com nome completo, data de nascimento, foto, grau de escolaridade, nome da instituição de ensino com matrícula, data de validade e certificação digital.