Skip to content

DNE Blog

Bilhete Único Estudante Gratuito

estudante-na-biblioteca

O Bilhete Único Estudante gratuito tem apenas uma taxa que é paga uma vez no semestre, para a emissão e também para a revalidação. O preço do Bilhete Único Estudante junto ao Documento Nacional do Estudante é cobrado para emissão de 1º e 2º via da carteira e também pela Revalidação. 

O valor é cobrado também nos casos de revalidação em que não é emitida uma nova carteira. Isso acontece porque em toda revalidação existem custos tais como:

  • compra do cartão, bem como sua inicialização, personalização e distribuição.
  • ativação de benefícios; estrutura para registro das ocorrências de solicitação de cancelamento
  • estrutura para armazenar registro das ocorrências de solicitação de cancelamento
  • estrutura para armazenar registros de recargas e utilizações dos cartões para possibilitar a restituição do saldo aos usuários
  • rastreamento dos registros de utilização para apurar o saldo existente no cartão cancelado no momento do registro da ocorrência e restituir o saldo para o usuário em um novo cartão,
  • além desses custos, no caso de emissão de 2º via, garantimos ao usuário a devolução do saldo/cota de tempo existente no cartão cancelado no momento do registro da ocorrência. Sendo assim, as utilizações que ocorrerem após esse registro são absorvidas pelo sistema.

Passe Livre Estudantil – quem tem direito?

Há alguns pré-requisitos para poder te o benefício do passe livre, o principal é ser aluno de rede pública municipal ou estadual ou federal. Logo, alunos do ensino fundamental, técnico, médio e profissionalizante. Esses alunos têm direito automático ao passe livre pela simples presença do cadastro enviado pela instituição de ensino. 

Estudantes de outros níveis como é caso de ensino superior e tecnológicos, podem ser contemplados com a gratuidade no bilhete estudante desde que se declare “Baixa Renda”. Ou seja que sua família possua renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional, número do CadÚnico e também, presença no cadastro enviado pela instituição de ensino, você pode solicitar o passe livre.

Já para estudantes de curso superior apenas são aceitos para passe livre, estudantes participantes dos Programas Governamentais: PROUNI, FIES, Escola da Família e Cotas Sociais. Tendo dessa forma direito automático uma vez que a instituição de ensino envia os dados do aluno e a informação de que este se enquadra em um dos programas de bolsa financiamento previstos.

Também estão incluídos para ter o passe livre, estudantes do Projovem Urbano, ministrado em instituições de ensino da rede pública municipal.

Observações:

O passe livre, ou seja, a gratuidade, garante ao estudante cotas duplas com direito a 2 viagens de 2 horas cada com até 4 embarques por viagem e até 2 embarques/dia no sistema trilho (Metrô/CPTM)  e devem ser adquiridas do primeiro até o último dia do mês a que se referem e utilizadas no máximo até o dia cinco do mês subsequente.

Alunos bolsistas que frequentam cursos de ensino fundamental e médio em instituições de ensino da rede particular, e que possuem os requisitos gerais, tem direito apenas ao benefício da meia passagem. Estudantes que não se enquadrem em nenhum dos requisito acima e que atendem aos requisitos gerais, permanecem com direito à meia passagem.

 Estudantes de cursos PRONATEC ministrados pelo SENAC, SENAI, SENAT, SESI, SESC, SENAR não tem direito à gratuidade nem a meia passagem. Isso porque o governo federal concede ajuda de custo para o transporte do aluno.

Bom Escolar

O Bom Escolar é o cartão da empresa EMTU no Estado de São Paulo e possui um bilhete estudante específico para cada localização: Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Região Metropolitana de Campinas (RMC), Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) e Região Metropolitana de São Paulo. 

Tenha mais informações sobre o Bilhete Único Estudante lendo o artigo completo sobre o tema. Garanta o seu em Bilhete Único Estudante Online.