Skip to content

DNE Blog

Meia-Entrada para Estudantes que fazem Estágios

estudantes-na-biblioteca

A meia-entrada continua valendo para estudantes que já ingressaram no mercado de trabalho seja por estágio ou demais modelos de contratação. O direito do estudante à pagar 50% do valor do ingresso para eventos de entretenimento deve ser respeitado mesmo que ele já tenha uma renda própria.

Carteira de Identificação Estudantil

A Carteira do Estudante é um documento de identificação em suporte físico de cartão que também conta com um equivalente digital. A  carteira “digital” tem o formato de Certificado de Atributo com base na certificação digital padrão ICP-Brasil.

O que garante esse direito do estudante brasileiro, é a CIE , popularmente conhecida como carteira de estudante ou ainda documento do estudante. Este documento está previsto na Lei da Meia-Entrada 12.933:

Terão direito ao benefício os estudantes regularmente matriculados nos níveis e modalidades de educação e ensino previstos no Título V da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que comprovem sua condição de discente, mediante a apresentação, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento, da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas entidades estaduais e municipais filiadas àquelas, pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e pelos Centros e Diretórios Acadêmicos, com prazo de validade renovável a cada ano, conforme modelo único nacionalmente padronizado e publicamente disponibilizado pelas entidades nacionais antes referidas e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com certificação digital deste, podendo a carteira de identificação estudantil ter 50% (cinquenta por cento) de características locais.

Sua meia-entrada é garantida com o ID Estudantil, e ainda, com o ID Jovem você pode ter sua carteira de estudante digital gratuitamente. Se você possui ID Jovem você pode fazer o Documento do Estudante gratuitamente.

Para isso basta fazer o cadastro no site documentodoestudante.com.br , não efetuar o pagamento, enviar para o [email protected] o número da solicitação e a imagem do ID Jovem e aguardar resposta da DNE para seguir com a solicitação gratuita

Lei da Meia-Entrada

Você estudante, hoje tem o direito de pagar meia garantido pela lei da meia-entrada. Uma conquista da nossa categoria! Com o propósito de ajudar o estudante, a atual Lei da Meia-Entrada (Lei n. 12.933/93) foi promulgada em 2013. Ela atribuiu à UNE e a outras entidades estudantis a responsabilidade por padronizar a carteira do estudante; que tem abrangência e reconhecimento nacional. Pela lei da meia-entrada possuir validade nacional, todos os estudantes brasileiros passaram a ter seu direito institucionalizado. Dessa forma, a categoria pôde usufruir do direito de pagar 50% do valor da entrada  em eventos artísticos-culturais.

CIEE Estágios

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma entidade beneficente de direito privado e sem fins lucrativos que visa capacitar o jovem estudante e inseri-lo no mercado de trabalho.

Programa de Estágio associa a teoria com a prática e contribui diretamente para o desenvolvimento educacional do estudante que; além de ter uma experiência profissional importante tem a oportunidade de inserção no Mundo do Trabalho.

Para ser estagiário o jovem deve ser estudante matriculado e estar frequentando o ensino médio; técnico ou superior, e também deve ter idade mínima de 16 anos.

CIEE vagas

Constantemente o jovem se vê em um impasse dentro do mercado de trabalho. Para conseguir a maioria das vagas é necessário ter experiência, mas para ter experiência é preciso da vaga. O CIEE também ajuda o estudante nesses casos; eles possuem cursos gratuitos, e-books, guias, e mais centenas de oportunidades para que o jovem se capacite e consiga a vaga almejada.

Garanta sua meia-entrada no cinema!

Se você tem mais dúvidas leia o artigo: Quem paga meia no cinema?