Skip to content

DNE Blog

2º via Passe Livre – tire suas dúvidas

pessoa-com-notebook

A 2º via do passe livre é na verdade, a segunda via do bilhete único. Ele pode ser solicitado em caso de roubo, perda, ou no caso do seu documento ter sido apreendido pela SPTrans devido a mal uso.

O que acontece com cartões apreendidos pela SPTrans

Os cartões que são retidos por uso indevido são destruídos.  A 2° via pode ser solicitada, nesse caso, após o comparecimento do titular do documento ou de seu responsável até o Posto Central: 

  • Rua Boa Vista, 274 – Centro (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h para análise da situação e emissão da 2ª). Tenha em mãos os seguintes documentos:
  • Documento oficial com foto do estudante.
  • Comprovante de escolaridade atual (até um mês) assinado e carimbado.
  • Comprovante de residência (água, luz, telefone – emitido nos últimos 6 meses) em nome do responsável (quando o estudante for menor de idade) ou do próprio estudante (quando for maior de idade).

É possível que outra pessoa compareça no lugar do estudante, porém além desses documentos, precisará apresentar uma declaração do aluno escrita de próprio punho autorizando o atendimento e a retirada da 2ª via do cartão.

O cartão pode ser apreendido caso outras pessoas estejam usando o seu bilhete único ou caso a foto cadastrada esteja desatualizada. A retenção do bilhete único estudante é feita pelos Técnicos da SPTrans e acaba por suspender o benefício do aluno até o final do ano letivo. A fim de evitar que isso aconteça é importante nunca emprestar o cartão e manter dados cadastrais e foto corretos e atualizados.

Algumas outras postagens que podem ser muito úteis para você!

Renovação do Passe livre

Quando for início de período letivo você pode renovar o seu passe livre assim que solicitar um novo Bilhete Único através do site. Para tanto basta fazer o mesmo processo anterior, de preenchimento do formulário no site da SPTrans com todos os dados solicitados.

Saiba mais sobre a documentação necessária e como solicitar o seu passe livre lendo a matéria: Passe Livre – Solicite o seu!  Já para renovar ou emitir um novo bilhete acesse Bilhete Único Estudante Online.