Skip to content

DNE Blog

Passe Livre 2020 – garanta o seu

estudantes-na-escola

Para ter o passe livre 2020 o aluno deve, antes de mais nada, solicitar o Bilhete Único Estudantil. Esse bilhete é o cartão onde será carregado todas as passagens que o estudante possa vir a ter. No mesmo cartão é possível recarregar créditos de passe livre ou meia passagem, passe comum e ainda, vale transporte.

Além disso o bilhete único estudantil de São Paulo é também o Documento Nacional do Estudante. Um documento original das entidades estudantis nacionais UNE, UBES e ANPG e que possui ainda, abrangência nacional.

Passo a passo para seu Bilhete Único Escolar

  • Faça seu cadastro no site Bilhete Único Estudante
  • Informe à sua Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
  • Aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
  • Depois da Unidade de Ensino enviar seus dados você poderá efetuar o pagamento do bilhete único.
  • Após seu pagamento ser aprovado basta fazer o upload dos documentos solicitados: RG, CNH, Passaporte ou RNE e ainda 1 foto recente de rosto
  • Agora é só aguardar o seu bilhete único chegar no conforto do seu lar!

Requisitos gerais para aquisição Bilhete Único Estudante

Para pedir a emissão do Bilhete Estudante é preciso cumprir algumas condições. Entre elas, ter o bilhete emitido a partir de 2014; também possuir matrícula ativa no sistema da SPTrans. Também morar distante mais de 1 quilômetro da instituição de ensino, haver ligação de transporte coletivo urbano (Ônibus, Metrô, CPTM) no percurso entre a residência e a instituição de ensino do aluno. 

O aluno não pode ser beneficiário de gratuidade no sistema de transporte coletivo em outras categorias (por exemplo, deficiente, idoso, TEG, Vai-e-Volta entre outros). Para ter direito ao benefício para o Sistema Ônibus é ainda necessário estar matriculado em um curso localizado dentro dos limites do município de São Paulo.

Algumas outras postagens que podem ser muito úteis para você!

Quem pode solicitar o Passe Livre

  • alunos de ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e profissionalizante.
  • pertencer a uma instituição de ensino da rede pública municipal, estadual ou federal. 

Já estudantes de ensino superior (mestrado, doutorado, especialização) e tecnológicos podem ser contemplados com a gratuidade se apresentarem um autodeclaração de “Baixa Renda”. 

O estudante deve ter e comprovar que sua família possui renda per capta inferior a 1,5 salário mínimo. Além disso, o aluno deve possuir o número do CadÚnico e, como já explicado anteriormente, ter presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.

Formulário para o Passe Livre e cotas no transporte

O formulário para solicitar o passe livre deve ser preenchido diretamente no site da SPTrans

A quantidade mensal de cotas a que você tem direito é calculada baseada na estrutura do seu curso. Estudantes matriculados em cursos que possuem estrutura diferente daquela adotada pelos cursos regulares (anual ou semestral), como é o caso de alguns cursos técnicos e profissionalizantes; cursos realizados à distância, aqueles com freqüência flexível, cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado, entre outros, podem ter a cota fracionada em virtude dessa estrutura, ou por diversos outros fatores.

Tire absolutamente todas as suas dúvidas lendo o artigo: Passe Livre – tenha o seu benefício!