Skip to content

DNE Blog

Passe Livre Cadastro – faça o seu e receba em casa

estudantes-na-escada

Para fazer o passe livre e seu cadastro é necessário primeiro ter o Bilhete Único Estudantil e fazer a sua solicitação. Após isso você poderá preencher um formulário diretamente no site da SPTrans solicitando o passe livre. Mas vamos por partes, primeiro é preciso ter o seu bilhete único ao menos cadastrado e, depois, pedir pelo benefício do passe livre.

Como solicitar seu Bilhete Único Escolar

  • Cadastre-se no site Bilhete Único Estudante
  • Informe à sua Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
  • Aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
  • Depois da Unidade de Ensino enviar seus dados você poderá efetuar o pagamento do bilhete único.
  • Após seu pagamento ser aprovado basta fazer o upload dos documentos solicitados: RG, CNH, Passaporte ou RNE e ainda 1 foto recente de rosto
  • Agora é só aguardar o seu bilhete único chegar no conforto do seu lar!

Passe Livre como funciona?

O passe livre é concedido ao estudante de complexidade socioeconômica. o benefício permite que o aluno tenha condições de frequentar a escola e suas atividades diariamente. Porém, para ter direito ao benefício é necessário se encaixar em algumas condições:

A primeira condição para ter o passe livre estudantil é o aluno estudar em alguma instituição de ensino:

  •  rede pública municipal, estadual ou federal. 

E sendo eles dos níveis educacionais:

  • ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e profissionalizante.

Estes alunos têm o direito automático ao passe livre. Isso acontece assim que a instituição de ensino manda o dados dele para que o bilhete único possa ser emitido. Assim, a empresa de transportes já entende que ele é aluno da rede pública e que já possui o passe livre instantaneamente.

Estudante de ensino superior e tecnológicos por outro lado,  podem ser contemplados pelo benefício mediante uma autodeclaração de “Baixa Renda”. Para isso devem possuir, renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo. Também devem possuir o número do CadÚnico e presença no cadastro enviado pela instituição de ensino. Caso não se encaixem nessa exigências o aluno recebe meia passagem.

Algumas outras postagens que podem ser muito úteis para você!

Como carregar cotas do Passe Livre

O passe livre constitui-se em cotas de créditos para viagens da residência do aluno até a sua instituição de ensino (e vice e versa). Dessa forma o aluno recebe a quantidade de créditos de viagens a que tem direito para usar nos ônibus e nos trilhos. 

Para carregar o seu bilhete com cotas de gratuidades é bem prático. Basta inserir o cartão duas vezes no equipamento de recarga (o mesmo usado para recarga de vale-transporte). A primeira vez serve para carregar as cotas de gratuidades ônibus e a segunda para carregar as cotas de gratuidades trilho

Os equipamentos de recarga estão disponíveis em estações do Metrô, nos Postos de Venda e Atendimento e Terminais de ônibus da SPTrans, pontos da Rede Complementar composta por padarias, bares, farmácias e diversos estabelecimentos comerciais distribuídos pela Cidade. 

Tire absolutamente todas as suas dúvidas lendo o artigo: Passe Livre – tenha o seu benefício!