Skip to content

DNE Blog

Passe Escolar – mais oportunidade ao jovem!

pessoas-vendo-celular

O passe escolar, também conhecido como “passe livre” ou “gratuidade” é essencial para os jovens poderem frequentar as aulas e atividades educativas. Porém antes de mais nada é necessário adquirir o Bilhete Único, ou seja o cartão onde as cotas de passe livre serão depositadas. O bilhete  se constitui em um cartão eletrónico e recarregável para ser usado nas catracas de ônibus e trilhos. Sendo assim, para ter o passe livre, o primeiro passo é ter um bilhete único estudantil. 

Você pode solicitar o seu através do site oficial Bilhete Único desde que esteja enquadrado para receber o benefício. Em outras palavras, pode solicitar o bilhete único alunos:

  •  ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante, ensino superior e tecnológico. Sendo estes da rede pública municipal, estadual, federal ou na rede privada de ensino

Estudantes de ensino superior e tecnológicos podem ser contemplados pelo benefício do passe livre mediante uma autodeclaração de “Baixa Renda”, possuindo dessa forma, renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo. Também devem possuir o número do CadÚnico e presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.

Como estudantes de Baixa renda podem se cadastrar no CadÚnico

Para se enquadrar no pré requisito de baixa renda, a renda per capita da casa do aluno deve ser inferior a 1,5 salário mínimo nacional. Sendo assim é necessário a obtenção do número do Cadúnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). 

Ele é fornecido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social no município de São Paulo. Ou ainda outro órgão competente na Região Metropolitana de São Paulo. No município de São Paulo, o cadastramento deve ser feito no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

Após ter feito seu cadastro e adquirido o número de Cadúnico, você deve acessar seu cadastro do Bilhete Único, e, no menu ao lado esquerdo da tela, clicar na opção “Estudante” e logo em seguida “Declaração de Baixa Renda” e informar o número de seu Cadúnico. Após isso, no prazo de 24 horas você saberá se tem direito à gratuidade.

Caso você atenda aos demais requisitos mas ainda não se cadastrou para obter o número do Cadúnico, você pode preencher uma “Declaração de Baixa Renda” que provisoriamente vai liberar o benefício da gratuidade. Para mantê-lo é necessário obter o número do Cadúnico, caso contrário, a SPTrans suspenderá a concessão do benefício até que a situação seja regularizada.

Algumas outras postagens que podem ser muito úteis para você!

Como solicitar seu Bilhete Único Estudante para ter o Passe Escolar

  • Antes de tudo entre em contato com sua instituiço de ensino e informe que você quer usar os seus benefícios de estudante através do Bilhete Único Estudante da SPTrans 
  • A instituição irá enviar os seus dados para a SPTrans (dados como; nome completo, endereço de residência, telefone, curso, entre outros)
  • Você pode ir conferindo com a sua instituição se os dados já foram enviados. Muito provavelmente essa informação poderá ser conferida junto a secretaria ou no portal online da sua instituição.
  • Após seus dados estarem com a SPTrans, acesse sptrans.documentodoestudante.com.br
  • No site clique em ‘Solicite Agora’
  • Caso seja sua primeira vez emitindo o Bilhete Único Estudante pelo site do DNE clique em “Cadastrar”
  • Ou em “Já sou cadastrado” caso você já tenha feito o cadastro e esteja querendo acompanhar o andamento da sua solicitação.
  • Ai é só preencher com seus dados o formulário de cadastro; ou seja, informar: nome, e-mail, celular, CPF e RG.
  • Já com essas informações o site vai verificar se a sua instituição de ensino já enviou os dados para a SPTrans.
  • Em caso de sucesso  suas informações aparecerão na tela para você conferir se estão corretas e prosseguir – se tiver alguma coisa errada você pode alterar nesse momento.
  • Tudo certo? Então escolha a forma de pagamento do seu bilhete único. Se você escolher pagar por cartão de crédito a aprovação do pagamento será imediata. Já se você preferir pagar por boleto ele pode demorar até 5 dias úteis para ser compensado;
  • Após isso informe o endereço onde você quer receber o seu bilhete
  • Depois faça o carregamento de uma foto – de frente em um fundo branco – pode ser uma selfie bem estilosa? Pode, desde que não tenha boné, cabelo ou óculos de sol cobrindo o rosto.
  • Também faça o carregamento de uma foto do seu documento de identificação – caso seja RG precisaremos de uma foto da frente e do verso; já se você usar passaporte ou CNH basta enviar foto da frente.
  • O próximo passo é de verificação da sua conta. Iremos te enviar por SMS ou por e-mail – você que escolhe! Seja por e-mail e seja por SMS te enviaremos um código de  4 dígitos para que você digite no site.
  • Agora é só aguardar a confirmação dos seus dados. Qualquer alteração você receberá um e-mail informando sobre cada etapa da sua solicitação.
  • Caso tenha algum erro em seus dados aparecerá “Conferência Reprovada” e mais informações sobre o erro para que você possa corrigir.
  • Nenhum erro identificado? Então aparecerá “Em Produção”, em seguida, “Em Transporte” onde você poderá acompanhar o rastreio da transportadora. Por fim aparecerá “Entregue”
  • Quando você receber em casa ainda precisará desbloquear o seu Bilhete Único Estudante. Mas é muito fácil, acesse sua conta no site e clique em “Desbloquear Documento”.
  • Para desbloquear basta informar o código de uso presente no seu documento – aquele código que fica em baixo no cartão e ao lado do QR code.
  • Atenção: ao desbloquear o seu Bilhete Único do Estudante, todos os seus bilhetes anteriores serão cancelados e qualquer saldo que havia em outro cartão será automaticamente transferido para o novo bilhete em até 24h. Após isso basta encostar seu bilhete em um terminal de recarga para restituição do seu saldo.

Tire absolutamente todas as suas dúvidas lendo o artigo: Passe Livre – tenha o seu benefício!